Trilheiros de Pirassununga - Minhoca Atolada**** Tropa do Brejo****Barro no Zóio***

quarta-feira, 30 de julho de 2008

TRILHA LIGHT – TERCA FEIRA 29/08/08

VAMOS AOS FATOS
COMPARECEU NO LOCAL COMBINADO KALLEL E ARI
Saímos rumo ao Mamonal, indo pra a subida do BOM SUCESSO, onde o Kallel tentou subir com a sua CG (vermelha) , ele conseguiu subir ate o cupinzeiro, onde sua CG enroscou , mas neste cupinzeiro tem um PRESENTE DO KALLEL , para todos os trilheiros , saímos de volta pois nos temos que trabalhar kkkkkkk.
Foi mais ou menos isto..
Um Abraço


Enviado por Kallel

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Resumo sabadão 26/07

Boas trilheiros

Como todo sábado no mesmo local e horário os presentes para o role:

Jé, Zeromeia, Lemão, Cersão, Mauricio, Polegar, Pitchu, Ramon e Ari.
Como de costume saímos acelerando sentido LUCIO antes pegando o circuitinho. Jé e Mauricio tentaram subir o RUMO AO CÉU, mas está impossível de subir, muito seco e a terra solta. Subimos o PICNIC, que também esta um “trigo” só. Mauricio, Lemão, Cersão e Zeromeia subiram na boa o Jé subiu na segunda tentativa pois na primeira parou e ao descer caiu (eu acho que só tombou kkkk). Descemos a CASCAVEL e o TUBOGÃ indo em seguida para a 51, onde só o Ari, Zeromeia e o Pitchu não subiram. Descemos o SACO ENSOPADO. O Pitchu desceu a “milhão”, e o Ari largou a bigorna que foi capotando para baixo. O Ramon quebrou a embreagem a acabou indo embora.
Fomos para o BONSUCESSO pelos circuitinhos. Pó um “fio de cabelo de ovo” o Pitchu não subiu. Faltou muito pouco para ele conhecer o alto rsrsrsrsr.
Fomos para o circuitinho do ESPANHOL, só que estava uma poeira danada, que não enxergava nada quem ia atrás.
Pegamos sentido TOP QUEBRADO, mas antes passamos pelo CAFEZINHO. Foi onde o Polegar derrubou o Jé (de propósito). Só porque ia tomar uma volta na curva da cerquinha.
Subimos o TOP branco, com exceção do Ari e Pitchu que nem tentaram, e o Zeromeia subiu pela alternativa. Quem estava ligado em 220 vlts era o Polegar com o “caverão”.
Então fomos para o TOP QUEBRADO. Aiai, uma terra solta com pedras e mais pedras. O Mauricio foi o primeiro a tentar, conseguindo só na segunda tentativa na “covardia”.
O Cersão subiu, Lemão em seguida, Polegar e Jé na terceira tantativa. O restante foi pelo caminho das “galinhas” kkkkkkk.
Partimos para o RAFA, onde subimos o LIMAZINHO. Na descida o Polegar derrubou mais um, dessa vez foi o Ptichu que se esborrachou no chão.
Atravessamos o riozinho, e subimos o BREJIM por um caminho novo que o Mauricio abriu. Depois seguimos para a CERQUINHA que também esta terrível para subir. (a moto do Mauricio vazando óleo). Mauricio, Polegar, Lemão e Jé subiram. O restante não arriscou. Pegamos um caminho diferente para ir para o Belo. O Polegar quase leva uma cerca no peito, conseguiu fazer a curva aos 48 minutos do segundo tempo.rsrs
(a moto vazando muito kkk). Como o Pitchu não estava disposto a subir a CASCAVEL, fomos embora, mas o Lemão, Cersão e Polegar fizeram o percurso sem maiores problemas.
Bem pessoal foi mais ou menos isso.
Abraço a todos e uma ótima semana.

Dia do motociclista

Olá amigos.

Conforme combinado anteriormente os TRILHEIROS DE PIRASSUNUNGA, marcaram presença na procissão de São Cristovão, ainda mais que dia 27/07 foi dia do motociclista.

Presentes : Polegar e Caio, Cersão e Gabriel, Lemão e Dani, Jé e Felipe, Carlinhos, Deise, Cristian e Natalia, Cuié e Nick, Charlão e Bia.

Algumas fotos










quinta-feira, 24 de julho de 2008

Lei seca

São os trilheiros ??????

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Trilha na Grama

Primeiramente queria em nome dos que foram (Jé, Mauricio, Cuié, Charlão, Miruka, Luizão, Thor e Lucas), agradecer nossos amigos de São Sebastião da Grama, que nos levaram para fazer uma trilha inesquecível,
Zoinho;
Eduardo (crea);
Marco ( apedrejador de Maurício);
Mirto;
Beto;
Bola;
Thiago;
Arnaldo ( bunda mole, foi embora cedo);
e o Top de todos Zé vaca loca .
***Alguns nomes dos morros que subimos:***
Morro da Mangueira
" do Beiçola ( onde o Charles desbundou)
" do Pedregulho (onde o Cuié amarelou)
Subida do Nei Marrafão
Morro da Lua
Morro do imperio
Morro do areião (onde o Thor se esborrachou)
Morro do macaco
Morro do Pedro Gomes
Morro do Gela-Toba
TODOS SHOW DE BOLA

Bom, como ja disse foi muito bom, com muitos morros, tops, subidas e tudo mais. Claro que não lembramos de todos os nomes dos morros, mas só pelos nomes tiveram uma idéia de como são.

Começamos bem, por um tipo de erosão muitas subidas e descidas. Passamos por dentro de algumas aguas.
Só um susto. Em um dos morros, o Luizão acabou tombando a bigorna, e o Thor como sempre prestativo subiu para ajudá-lo. Só que tambem perdeu o controle da magrela e começou descer morro abaixo. Se jogou no chão e começou a bola de neve. Sorte que parou em uma arvorezinha e não tinha do que 4 cm de diametro, porque senão ia cair em um buraco.
Passado o susto continuamos a jornada. Depois de subirmos mais um morro, o Cuié foi sair para tentar mais uma vez, só que esqueceu que só pode colocar o pé do lado do banquinho (baixinho é assim msm kkk), e caiu em cima do Charlão que também caiu.
Depois fomos para um morro chamado Morro do Macaco. O Luizão estava doido para subr ele, porque no encontro não conseguira. Porem ontem ele lavou a alma e subiu tranquilo (coloquei isso porque ele fala que só coloco quando ele cai kkk). O Lucas se esforçou demais tentando vencer o obstáculo que até queria ir embora depois.
Depois fomos para um paredão de pedra que mais lembrava o SACO ENSOPADO, só que ao contrário e só tinha pedra. O Cuié, Charlão e Lucas amarelaram. Os demais subiram sem problemas.
Gela toba kkkk, (não é bem esse nome, mas não ia colocar "C", porque tem crianças kkk). Só pelo nome da pra dar uma noção do top né . Tem que subir de mão cheia, só que o danado não tem saida para cima, tem que virar para a esquerda no meio do morro. O Charlão quase voltou com moto tudo porque tombou do lado errado a moto. A sorte que nosso amigo Cuié, ja conhecia quase tudo e sempre dava a dica pra gente que sempre era a mesma "ACELEÈÈÈÈÈRA" kkk.
Esse morro no encontro o Polegar ficou com medo e acabou subindo por onde as galinhas sobem (assim ficou bom né Cuié) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Veio um tal de Morro da Lua, lembra um pouco o BREJIM, só que umas 3 vezes mais alto e com
valetas também. O Lucas, Luizão e Charlão resolveram não tentar. Eu precisei de 3 vezes para conseguir. (mas subi hehe).
Entre outros tantos morros. Tinha um morro que tinha um trilheiro da Grama, que parecia o Lemão, ligado no 220 vts. Não parava um minuto, e subia toda hora.
Tinha um de lá também que lembrava o Engolear, o famoso Vaca Louca kkkk, imagina só era igualzinho o Dú. Não podia ver nada que saie acelerando de boca aberta kkkkkkkkk.
Foi bom demaisssssssssssss gente.
Foi mais ou menos isso. Só sei de uma coisa, tudo o que passamos está na mente desses oito de Pira e o pessoal de lá.
Estamosaguardando um visita deles agora.
Abraço a todos.

Dia do motociclista

Olá trilheiros
Como sabem, dia 27 de julho é dia do motociclista.
Domingo de manhã terá um desfile de motocicletas de Pirassununga com a presença de motos clubes e apaixonados por motos.
Como nós também somos apaixonados por nossas bigornas, temos a obrigação de participar desse evento, que este ano coincidirá com o Dia de São Cristovão, e terá uma procissão.
Já conversei com o Cuié, Charlão, Carlinhos, Cersão e Polegar de participarmos com as motos encarretadas para a famosa benção.
O Cuié acha que devemos ir com as bigornas sujas, então ""teremos"" que suja-las sabadão na famosa trilha das duas horas kkkkkkk
Espero que todos gostem da idéia, uam vez que fazemos parte desse universo.

Abraço a todos.
Esse final de semana alguns trilheiros foram para São Sebastião da Grama, que por sinal foi um show galera, indico para quem quer umas trilhas mais "agressivas". Até amanhã já estarei com o resumo desse passeio.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Honda domina Brasileiro de Enduro

As motos da Honda dominaram a última etapa do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade, disputada neste fim de semana, na cidade de Cuiabá (MT).
Sandro Hoffmann venceu, seguido por Dário Júlio, ambos pilotando motos da marca japonesa.

Sandro e Dário terminaram a etapa empatados com 45 pontos, porém o primeiro levou a melhor no critério de desempate e assegurou o título em Cuiabá. Apesar da vitória, Sandro admitiu ter enfrentado dificuldades.

“A maior complicação foi uma trilha perto da Chapada Diamantina. E acho que o trecho foi decisivo para o resultado”, avalia.

O vencedor ainda ficou com uma boa impressão do circuito montado. “As provas foram rápidas e exigiram muito de todos os participantes”, finaliza.

Já Dário não se importou com a segunda colocação e gostou do que encontrou.

“Tudo correu muito bem, gosto desse tipo de trajeto, bem variado. Até o clima ajudou, estava quente, mas nem tanto”, afirma o piloto.

Fonte: Net

Nova CBR 1000RR chega às lojas em agosto





A MotoGP pode não vir mais para o Brasil, mas uma máquina inspirada na RC 212V, conduzida por Daniel Pedrosa e Nicky Hayden na principal categoria do motociclismo mundial, chega em agosto às concessionárias Honda do país: a nova CBR 1000RR Fireblade.

O modelo japonês foi totalmente reformulado. Ganhou um novo e arrojado design — com destaque para o conjunto frontal com formas aerodinâmicas e ângulo mais vertical —, “emagreceu” para se tornar mais ágil e preciso e recebeu o máximo da tecnologia oriunda das pistas de competição.

Basta olhar para a motocicleta e notar rapidamente as mudanças. De acordo com a fabricante, o visual é baseado no conceito “Ultra Light Strong Form”, que utiliza formas mais compactas para reduzir o peso nas extremidades e oferecer alta performance e estabilidade.

A CBR 1000RR conta com duas entradas de ar na frente, que alimentam a caixa do filtro de ar, agora com maior capacidade volumétrica, de 9,7 litros. Com isso, o ar coletado em alta velocidade pressuriza a mistura ar/combustível, aumentando a potência e melhorando o desempenho.

Para integrar essa nova estrutura, a carenagem do tanque de combustível, cuja capacidade é de 17,7 litros, está mais robusta e com melhor encaixe para as pernas do piloto.

Outra alteração marcante é o novo escapamento, mais curto e fixado na lateral do modelo para privilegiar a centralização das massas — um charme, além de tudo. Sua configuração é do tipo 4 x 2 x 1, todo de aço inox.

Maior cilindrada

No coração da superesportiva, destaque para o motor de quatro cilindros em linha, alimentado por injeção eletrônica PGM-DSFI (Programmed Dual Sequential Fuel Injection System), DOHC (Double Over Head Camshaft), 16 válvulas e arrefecimento a líquido.

A novidade do conjunto mecânico, porém, é o aumento da cilindrada: 999,8 cm³, ante 998 cm³ da versão anterior. Além disso, o propulsor gera potência máxima de 178,1 cv a 12.000 rpm e torque de 11,4 kgf.m a 8.500 rpm.

Para melhorar a resposta do motor, a fabricante aumentou o diâmetro e reduziu o curso dos êmbolos. Além disso, os pistões ficaram mais leves e maiores, de 75 mm para 76 mm. A distância entre eles diminuiu de 6 mm para 5 mm e o curso reduziu em 1,5 mm, permitindo o motor acelerar mais rapidamente.

Ciclística e suspensões

As inovações também se estenderam para o chassi. Do tipo Diamond Frame, a grande alteração é a peça única em forma de U, funcionando como elemento de ancoragem da balança traseira, além da coluna de direção fundida e duas seções que sustentam o motor.

Para obter a diminuição do peso do conjunto e uma melhor centralização de massas, o número de componentes utilizados na construção do quadro de alumínio foi reduzido de nove para quatro peças fundidas. Com isso, a rigidez lateral aumentou 13%, a torsional 40% e a vertical 30%, absorvendo o impacto e a reação do piloto.

A nova ciclística está melhor com a diminuição da largura do chassi, graças às duas vigas que partem da coluna de direção 30 mm mais estreita e 2,5kg mais leve, permitindo maior estabilidade na pilotagem, principalmente em curvas e mudanças bruscas de direção, de acordo com a Honda.

No conjunto de suspensões, a parte dianteira é do tipo telescópica invertida (Upside Down). Com 43 mm de diâmetro e 120 mm de curso, a unidade conta com seis regulagens de velocidade de compressão e retorno.

Baseada na RC 212V da MotoGP, a suspensão traseira é Unit Pro-Link com o sistema HMAS (Honda Multi Action System) e reservatório de gás. Isso permite múltiplas regulagens na velocidade de compreensão e retorno do amortecedor e da tensão da mola. Além disso, está mais leve, rígida e longa. O curso também aumentou e está agora com 138 mm.

Outro destaque é o amortecedor HESD (Honda Eletronic Steering Damper), instalado sob a capa do tanque de combustível, que utiliza sensores de velocidade e aceleração, anulando eventuais oscilações do guidão percebidas nas rápidas acelerações.

Segurança em alta velocidade

Na dianteira, a CBR 1000RR Fireblade leva freio a disco duplo com acionamento hidráulico de quatro pistões, cáliper de encaixe radial e diâmetro de 320 mm. Seu peso foi reduzido e está agora com 520g. As pinças representam outra alteração com mudanças no êmbolo de alumínio e nos anéis de fixação dos discos. Já o freio traseiro é a disco com acionamento por pistão simples, com 220 mm de diâmetro.

As rodas são de alumínio (com paredes mais finas) de 17’’. Os pneus, radiais de perfil superesportivo. A embreagem, mais uma novidade, é do tipo deslizante, que otimiza a transferência de potências às rodas e evita o travamento em desacelerações, além da perda de aderência e tração do pneu traseiro.

Seguindo o padrão Honda, o modelo oferece o H.I.S.S. (Honda Ignition Security System), um sistema de proteção contra furto que proporciona maior segurança ao estacionar o veículo em locais públicos, pois somente a chave original tem capacidade para acionar o motor, devido à identificação por chip eletrônico.

Conforto e comodidades

O painel de instrumentos da nova CBR 1000RR Fireblade está mais completo, com informações concentradas em um único conjunto. Destaque para o “Shift Light”, um indicador que mostra quando é necessário trocar de marcha, e o computador de bordo, que aponta quantos quilômetros o motociclista pode percorrer com o combustível na reserva.

É possível fazer a leitura do hodômetro total e parcial, tacômetro, indicador de temperatura do motor, indicadores de reserva e direção, relógio e H.I.S.S. (Honda Ignition Security System). Conta ainda com botões de ajustes para o hodômetro e Shift Light.

O assento do piloto e a rabeta estão menores, formando um conjunto de linhas compactas e esportivas, segundo a montadora. O conjunto óptico com novo desenho possui faróis alto e baixo, com refletores multifocais e lente de policarbonato. As lâmpadas são de 55/55W.

Compondo o conjunto, as luzes espias mais os indicadores de direção em LEDs (Light Emitter Diode) estão integrados ao novo espelho retrovisor. Já a lanterna traseira é mais compacta e possui uma dupla fileira de luzes em LED.

As dimensões também foram alteradas para colaborar com a maior estabilidade e dirigibilidade da motocicleta. A relação entre comprimento x largura x altura é de 2.080 mm x 685 mm x 1130 mm. Além disso, a distância entre eixos aumentou em 10 mm e ficou com 1.410 mm. O assento está mais baixo com 820 mm.

Disponível nas cores preta, vermelha e branca perolizada, a nova CBR 1000RR Fireblade terá preço público sugerido de R$ 53.006, com base no Estado de São Paulo — o valor não inclui despesas com óleo, frete e seguro. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.

A expectativa inicial traçada pela Honda é de vender 1.537 unidades em um período de aproximadamente cinco meses.

Fonte:Equipe MOTO.com.br

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Quem é ????






Pessoal, quem arrisca dizer quem é o personagem da foto acima ???

terça-feira, 15 de julho de 2008

COMUNICADO

Trilheiros de Pirassununga.

Não tenho email de todos, então favor enviar por email, ou como "comentários" as datas de aniversário (e email) de vocês e suas respectivas companheiras e filhos, para que possamos publicar em nosso blog.

Email para envio : jefbertin@gmail.com

Participem

abraço a todos.

O mais velho ?!?!?!?!?!?!

Pessoal, sempre quando estamos em rodinha, surge o assunto:

- QUAL TRILHEIRO É MAIS VELHO DE IDADE ??????

Seria :

Fernando (Polegar) ???

Joaninha ???

Luizão ?????

Cuié ????

Cersão ???

Owh dúvida cruel ...........

Eu sei que se juntar essa turma, chega perto de Don Pedro ....... hiashiashaishiaushas

abraço a todos

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Resumo Domingo 13/07

Boas trilheiros ..
O Domingo foi produtivo.
Vamos aos presentes: Jé, Joaninha, Cersão, Placenta, Lemão, Zeromeia, Ademir, Fernando, Mongo, Miruka, Thor, Pitchu (fio do Luizão), Luizão e Cuié.
Bom primeiro, vamos deixar claro, que quem quiser saber porque a moto do Placenta é penteadeira de P. é só perguntar para o Luizão ....... assim como Placenta. kkkkk
8:0o horas
Agora vamos aos principais momentos: Partimos sentido LUCIO, passando pelo circuitinho. Depois subimos o PICNIC. Mas antes o Cuié abriu um "desvio", chamado de "abortador do Cuié" rsrs, isso mesmo a bigorna desgovernou e o meninão que não estava em um de seus dias acabou caindo (1ª vez). Depois descemos o RUMO AO CÉU, para tentar subir, mas nem Cersão, Miruka e Thor conseguiram, pois está muito seco e a terra esta muito solta. Aliás já esta aberta as apostas para ver quem vai ser o primeiro a subir o RUMO AO CÉU. Descemos a CASCAVEL e Lemão, Jé, Luizão, Miruka, Cuié e Thor desceram também o TOBOGÃ para despois subir. Todos subiram bem com exceção do Luizão que tombou a magrela que até entortou o guidão. Depois subimos a 51. Alguns mais de uma vez.
Fomos para a descida do SACO ENSOPADO, foi onde o Placenta deixou cair a penteadeira de P. no chão (1º capote kkk, isso mesmo caiu mais vezes kkkk), antes da pedra. Quem ficou chateado foi o Pitchu, ele disse ao Mauricio que aquele lugar era dele cair kkkk. O Ademir também quase tomou um chão.
Saimos acelerando sentido BONSUCESSO, mas sempre passando pelos circuitinhos. Com exceção do Ademir e do Pitchu que pelo menos tentou varias vezes subir, foram os unicos que não subiram.
Daí fomos para o circuitinho do ESPANHOL que o Miruka e o Thor não conheciam. Aceleramos bastante, eu até sai da pista hehe.
Depois fomos para o TOP BRANCO. O Cuié caiu denovo ( 2ª vez). O Fernando (XL) também caiu 2 vezes e o Mongo conseguiu na segunda vez. Pitchu, Joaninha e Ademir preferiram não arriscar. Logo em seguida tinha o TOP QUEBRADO, esse sim estava um pouco difícil de subir. O Placenta subiu na "covardia", foi colocando o pé durante toda a subida. Cersão e Jé subiram sem maiores problemas, já os demais precisaram mais de uma chance para conseguir vencer o top. O Luizão quase teve um filho final do top de tão cansado que estava. O Thor que acabou por levar sua magrela.O Cuié caiu mais uma vez. O Zero meia tentou algumas vezes, e acabou pelo caminho alternativo. Joaninha, Pitchu e Ademir nem tentaram de novo.
Saimos sentido MAGAZINE, onde queriamos conhecer a TRILHA 3. Tinha um barreiro para atravessar. O Fernando (XL) atolou até o "RG" no barro kkkk mas tirou a magrela. O Pitchu se enroscou e o Thor levou a magrela. O Joaninha se enrolou também e foi parar no meio do brejo rsrsrs, e o Ademir no finalzinho também tombou a bigorna.
Pegamos a TRILHA 8 e na subida da goiabeira o Mô levou mais um tombo. Na saida o Zeromeia notou que seu pneu dianteiro estava furado, então ele e o Joaninha resolveram voltar.
O restante do pessoal resolveu fazer o TOBOGÃ e CASCAVEL pelo Belo, ou seja, desde o começo ao contrário. O Mongo e o Placenta vieram embora. Eu, Lemão e Cuié ficamos esperando o restante do pessoal no final da trilha. Demoraram porque o Ademir se enroscou. Mas depois de um tempo todos sairam da trilha.
Já eram 13:00 horas aproximadamente, e todos satisfeitos, pelo Domingo "produtivo". Então voltamos embora.
Bom pessoal, foi mais ou menos isso. Se esqueci de alguma coisa, coloquem como "comentário".
abraço a todos, e ótima semana.
Final de semana tem mais ...... com muita moto na vêia.

sábado, 12 de julho de 2008

* * * A V I S O * * *

Trilheiros

A trilha esse final de semana será domingo 13/07 as 8:00 horas

abraço a todos

Romantismo na 3ª Idade

UM CASAL DE VELHINHOS ESTÁ DEITADO NA CAMA.A ESPOSA NÃO ESTÁ SATISFEITA COM A DISTÂNCIA QUE HÁ ENTRE ELES.

ELA LEMBRA:

- QUANDO ÉRAMOS JOVENS, VOCÊ COSTUMAVA SEGURAR A MINHA MÃO NA CAMA.

ELE HESITA E, DEPOIS DE UM BREVE MOMENTO, ESTICA O BRAÇO E SEGURA A MÃO DELA.

ELA NÃO SE DÁ POR SATISFEITA..

- QUANDO ÉRAMOS JOVENS, VOCÊ COSTUMAVA FICAR BEM PERTINHO DE MIM.

UMA HESITAÇÃO MAIS PROLONGADA AGORA E, FINALMENTE, RESMUNGANDO UMPOUCO, ELE VIRA O CORPO COM DIFICULDADE E SE ACONCHEGAPERTO DELA DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL.

ELA AINDA INSATISFEITA:

- QUANDO ÉRAMOS JOVENS, VOCÊ COSTUMAVA MORDER MINHA ORELHA....

ELE DÁ UM LONGO SUSPIRO, JOGA A COBERTA DE LADO E SAI DA CAMA.

ELA SE SENTE OFENDIDA E GRITA:

- AONDE VOCÊ VAI?????

.

.

.

.
- BUSCAR A DENTADURA, VÉIA CHATA !!!

A explicação é Schumacher

O que existe em comum entre o Mundial de F-1 de 2007 e esta temporada, além do fato de que quatro pilotos brigam pelo título e de que o destino da taça só deverá ser definido na última corrida, e por uma pequena margem de pontos?

A ausência de Michael Schumacher.

Quando se olha para o que aconteceu na F-1 nos últimos anos, é comum escutar que bons mesmos eram os tempos de Senna, Piquet, Mansell e Prost. São eles os quatro sempre lembrados para sustentar a tese furada de que Schumacher não teve adversários à altura, e que só por isso ganhou sete títulos mundiais.

“Correu contra ninguém” é o que mais se ouve daqueles que insistem em dizer que o alemão não foi o maior de todos os tempos, e que foram as circunstâncias que permitiram a ele construir uma carreira devastadora.

Há uma montanha de argumentos para refutar a afirmação. Senna, Piquet, Mansell e Prost foram, é claro, excelentes pilotos, campeoníssimos, idolatrados. Mas tirando o Mundial de 1986, aquele da famosa foto com os quatro no Estoril, na maioria das vezes as disputas eram em dupla, não em trio ou quarteto. Todos sabem que adversário de verdade para Senna foi Prost, e do francês Ayrton ganhou uma e perdeu outra, na McLaren, e voltou a vencer quando Alain estava na Ferrari. Àquela altura, Piquet e Mansell não corriam pelo título. Quando o inglês entrou na briga, em 1991, metade da temporada já tinha ido. De qualquer maneira, no último título de Senna, o adversário era igualmente um só, Mansell. Prost e Piquet estavam tão longe de ameaçar que o primeiro foi mandado embora antes da última corrida e o segundo pendurou o capacete no fim do ano.

Nelson e Nigel, por sua vez, se enfrentaram para valer quando corriam pela Williams, e naquela mesma temporada de 1986 perderam o campeonato para Prost numa situação muito parecida com a da disputa Hamilton-Alonso x Raikkonen no ano passado. Mansell seria batido por Piquet em 1987, talvez a maior conquista do brasileiro tamanhas as dificuldades internas no time, e quando foi campeão, em 1992, correu literamente sozinho — porque o carro da Williams era de uma superioridade de fazer corar as outras equipes, e seu companheiro Riccardo Patrese estava para o inglês como Barrichello esteve para Schumacher na Ferrari.

Portanto, não há demérito algum nas conquistas do tedesco de queixo grande. Ele enfrentou gente boa, sim, tanto que perdeu para alguns, como Mika Hakkinen, Jacques Villeneuve e o próprio Alonso. E muita gente esquece que pegou, no início de carreira, todos os quatro "mais lembrados" — Mansell, Senna, Prost, Piquet —, correndo pela Benetton, e venceu corridas com todos eles na pista.

Pois foi só tirar Schumacher do campo de batalha para que o equilíbrio voltasse. Massa, Hamilton, Raikkonen, Kubica — e Alonso, claro, assim que tiver algo melhorzinho nas mãos —, nos próximos anos, serão campeões. E se daqui a duas décadas aparecer alguém dominante de novo (desde que não seja brasileiro, claro, porque se for será o melhor do mundo em todos os tempos passados e futuros, como sempre acontece por aqui), olharemos para trás para reclamar: esse cara não tem rivais, bons mesmo eram Massa, Hamilton, Raikkonen, Kubica e Alonso.

São ótimos, é evidente. Mas cometem muitos erros, são irregulares, alternam grandes atuações com desempenhos risíveis, o que acontecia até com nosso quarteto histórico dos anos 80/90. Irregularidade que nunca foi a marca da trajetória de Schumacher. Que errava, porque todos erram, mas com freqüência muito menor. E, por isso, se impunha diante dos rivais fazendo com que todos parecessem autênticos pés-de-breque incapazes de sonhar com um lugar na galeria dos grandes da história.

Schumacher dominou a F-1 de 2000 a 2004 como só Fangio conseguiu em mais de meio século, reduzindo seus concorrentes a pó. E tal domínio não surgiu da noite para o dia, foram precisos quatro anos comendo grama na Ferrari, de 1996 a 1999, até que tudo se encaixasse, graças ao seu trabalho e esforço, para que a hegemonia se concretizasse. Aí ficou fácil apontá-lo como favorito, a F-1 tornou-se previsível, tamanha era sua segurança ao volante de um carro melhor que os outros — fruto, de novo, de milhares de quilômetros ralando em treinos para ter o melhor equipamento nas mãos.

No segundo ano pós-reinado de Schumacher, portanto, arriscar um palpite é meio perigoso. O normal, carro por carro, é dar Kimi ou Felipe, e acho que no frigir dos ovos, como escrevi aqui na semana passada, é o que vai acabar acontecendo. A Ferrari é rápida na maioria das pistas e as corridas que perdeu, perdeu porque fez bobagens.

Mas como 2008 tem sido um festival de trapalhadas, já não sei mais nada...

Fonte : Coluna Warm Up

sexta-feira, 11 de julho de 2008

10 Motivos

DEZ MOTIVOS PARA SER ALEMÃO
1- Oktoberfest
2- BMW
3- Mercedes
4- Ser conterrâneo do Papa
5- Ser conterrâneo do Michael Schumacher
6- Volkswagen
7- Dirigir a uma velocidade que em qualquer outro país do mundo daria cadeia
8- Não ter que aprender alemão como segunda língua
9- Achar joelho de porco uma delícia
10-Poder ser um fumante inveterado sem ninguém notar que está pigarreando

DEZ MOTIVOS PARA SER AMERICANO
1- Adorar ‘música brasileira’, como merengue, salsa e rumba
2- Usar as roupas mais estranhas do mundo e ninguém ligar
3- Poder tomar cerveja dizendo apenas ‘Gimme a Bud’
4- Saber que a capital do Brasil é Buenos Aires
5- Poder estudar de graça em Yale, desde que saiba jogar futebol americano
6- Ser Texano, falar como caipira, se vestir como caipira, e se orgulhar de ser ‘cowboy’
7- Assistir novelas como qualquer brasileiro, mas chamá-las de soapopera
8- Entender as regras do Baseball e do Futebol Americano e se divertir com isso
9- Achar que qualquer passeiozinho rastaquera foi ‘terrific amazing, wonderful’ e sair dizendo que ficou ‘excited’ com isso.
10- Não ter que estudar no Yazigi, CCAA ou Fisk para navegar na Internet

DEZ MOTIVOS PARA SER FRANCÊS
1- Saber que o Brasil não é um país sério
2- Experimentar a glória de ser campeão do mundo de futebol pela primeira vez em cima do Brasil
3- Conseguir ser mal-humorado, mesmo morando na cidade mais linda do mundo
4- Se houver guerra, render-se logo para ganhar tempo
5- Não precisar ler legendas nos filmes da Euro Channel
6- Testar bombas atômicas nos países dos outros
7- Ouvir a namorada dizendo ‘je t’aime, mon amour’
8- Não precisar tomar muitos banhos
9- Ser boiola sem ninguém notar (afinal, todos falam fazendo beicinho..)
10-Ter fama de irresistível - mesmo que seja só fama

DEZ MOTIVOS PARA SER FINLÂNDES
1- Linux
2- Nokia
3- Pingüins
4- Linus Torvalds (Criador do Linux)
5- Heiken Nokia (Criador da Nokia)
6- Tux (o pingüim símbolo do Linux)
7- Universidade de Helsinque (onde foi criado o Linux)
8- Universidade de Nokia (onde foi criado o Nokia)
9- Universidade de Turku (onde se estuda os pingüins)
10- 2 meses de verão, com a ‘incrível’ temperatura de 18 graus

DEZ MOTIVOS PARA SER INGLÊS
1- Duas guerras e uma copa do mundo
2- Cerveja quente
3- Confundir todo mundo com as regras do jogo de críquete
4- Aceitar elegantemente a derrota no esporte
5- Fazer a melhor batata cozida do mundo
6- Rir muito com as piadas chatas do Mr. Bean
7- Viver no passado e achar que ainda é uma potência mundial
8- Tomar banho todas as semanas - precise ou não
9- Ser gentil e tolerante com os povos ‘inferiores’ que os visitam
10-Saber que todos os insetos vêm da Escócia

DEZ MOTIVOS PARA SER ITALIANO
1- Conhecer profundamente os mais bizarros formatos de massas.
2- Ficar mexendo com todas as mulheres que passam na rua
3- Chamar o próprio carro de ‘la mia macchina’, mesmo que seja uma lata velha
4- Ser pacífico: as últimas glórias militares datam da Antigüidade
5- Saber falar com as mãos
6- Ferrari
7- Poder dizer ‘amore mio’ sem ter trabalhado na Globo
8- Lamborghini
9- Chamar futebol de ‘calcio’ e ainda assim ser tricampeão do mundo
10-Ter os melhores guarda-costas, bem ali na Sicília

DEZ MOTIVOS PARA SER ARGENTINO
1- Nenhum
2- Ser resultado do cruzamento de índio com italiano, mas pensar que é inglês
3- Nenhum
4- Achar que o vinho de Mendoza é melhor que o Chileno
5- Nenhum
6- Acreditar que são os melhores no futebol (na verdade, acreditar que são bons em tudo!)
7- Nenhum
8- Ser vizinho do Brasil
9- Nenhum
10-Ter o maior orgulho dos sapatos nacionais, mesmo que não consigam mais comprá-los

DEZ MOTIVOS PARA SER BRASILEIRO
1- O melhor futebol do mundo!
2- Praia!
3- Caipirinha, na praia!
4- Vatapá, feijoada, tutu de feijão, muqueca capixaba, baiana, escondidinho de charque, virado à paulista e churrasco
5- Mulheres de biquini, loiras, morenas, ruivas,mulatas
6- Morar na América do Sul e não ter que falar espanhol
7- Ter a mesma nacionalidade que Deus
8- Ter um artilheiro que não cheira cocaína
9- Ter a felicidade de não ter nascido na Argentina!!!
10- Aprender inglês sem saber o português

Fonte: Net

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Resumo trilha feriadão 09/07

Olá amigos...
Bom, como sabem feriado. A Revolução Constitucionalista de 1932, Revolução de 32 ou Guerra Paulista, foi o movimento armado ocorrido no Brasil entre 9 Julho de 1932 a 2 de Outubro 1932, onde o estado de São Paulo visava à derrubada do governo provisório de Getúlio Vargas e à instituição de um regime constitucional após a supressão da Constituição de 1891 pela Revolução de 1930. Por esse motivo de ser só feriado no estado de São Paulo.

Isso é só para saberem porque foi feriado né gente ..... Mas deixemos as revoluções de lado e vamos aos principais momentos da trilha.

Presentes as 8:00 horas conforme combinado : Mauricio (Placenta), Tuco, Lemão, Cersão, Luizão, Pitchu, Jé e Carlinhos (Joaninha). Até que não estava muito frio. Saimos sentido LUCIO, passando pelo circuitinho, depois iamos subir o PICNIC, o Mô subiu, Pitchu, Carlinhos e Tuco abortaram e deram a volta pela estrada. Jé, Cersão, Lemão e Luizão abriram o "pé" do RUMO AO CÉU até na estrada para ver se conseguiamos subir, mas ainda não deu. O Cersão tentou 3 vezes e o Jé uma, mas sem sucesso, mas a continuação do Top ficou show. Então subimos também o PICNIC. Encontramos com todos e descemos a CASCAVEL e TOBOGÃ (Jé, Luizão, Lemão e Cersão). Subimos e fomos para a 51. Descemos o SACO ENSOPADO, onde o Pitchu quase capotou. Fomos acelerando até o BONSUCESSO pelos circuitinhos. Subimos o BONSUCESSO, o Joaninha subiu umas 3 vezes, enquanto o Pitchu tentou umas 3 vezes mas infelizmente não conseguiu. Passamos pelo cirvuitinho do ESPANHOL, onde o Lemão deu um "beijo" na areia. Em uma curva perdeu a frente da 062 e veio ao solo. Fomos sentido TOP QUEBRADO, descemos o TOP BRANCO, foi onde descidimos pegar a trilha fechada. Nossa, mas estava um atoladô danado. O Tuco afundou até o tanque no brejo. Mas todos subiram a trilha fechada depois sem maiores problemas. Fomos para o MAGAZINE. O Pitchu ja beijou o chão na descida. Jé, Lemão, Cersão e Luizão subiram o LIMAOZINHO, enquanto isso, o Pitchu estava enrolado lá embaixo, até levar um capote onde rachou o radiador da magrela. Jé tentou subir o BREJIM mas ficou na valeta, mas o Cersão tentou pegar uma alternativa que o Mô acabara de abrir, mas foi pelo caminho tradicional e subiu. Como o Pitchu precisaria ser puxado, resolvemos ir embora. A moto dele veio puxada pelo Cersão tendo o Luizão na boleia. Isso já era 12:00 +-.
Bom pessoal, foi mais ou menos isso.
Só sei que foi muito bom.
Sabadão tem mais, as 14:00 horas.
Abraço a todos.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Resumo final de semana 05 e 06/07

Bom, sabadão 05/07 rolou trilha. Como iria para o encontro de Monte Sião, não participei, mas disseram ter sido massa, inclusive com a participação de mais um trilheiro que acabara de mudar para Pirassununga. Sei que foi : Carlinhos, Lemão, Cersão, Banana (MÔ), Luizão, Thor ... foram os que fiquei sabendo. E ficamos no aguardo de alguem passar os melhores momentos.
Domingão, dia 06/07, eu, Cuié, Zeromeia e Polegar fomos prestigiar o 3º encontro das Malhas de Monte Sião. Eram 7:00 horas e já estavamos na estrada. Tudo joia durante a viagem. A largada estava prevista para as 9:30. Chegamos, fizemos a inscrição, descemos as bigornas, nos trocamos. Na hora da largada veio a surpresa, a bigorna do Cuié "incoieu", e não restou outra alternativa para o mesmo a não ser beber. (jajá conto como o meninão estava quando chegamos rsrsrs). Ja na largada tinha uma rampa com uma valeta, onde um participante ja quebrou a cravícola na largada. Após essa rampa tinha um paredão, eu e o Fernando enchemos a mão e subimos, o Zeromeia preferiu pegar a alternativa. No começo estava um pouco embassado a trilha, era fechada e não tinha como ultrapassar ninguém. Muitas subidas e descidas ainda perto da cidade. Fomos afastando e os desafios aumentando. Subimos muito e descemos muito. trilha fechada e aberta. Foi quando começamos a andar em cima de um morro, que nos contemplara com um visual belíssimo. Claro não podia faltar "nosso combustível", o Lemão ensinou bem o polegar como temperar rsrsrsrs. Partimos para mais uma etapa, uma descida ingrime em zig zag no meio da mata. Como diria o Polegar, "pézinho de um lado, pezinho para outro lado" kkk. Atravessamos um riacho e mais descida, até chegarmos em um atoladô. O Polegar encheu a mão e se enfiou no brejo, já eu e o Zeromeia abortamos o barreiro. A essas altura já estavamos na frente dos guias. Perguntamos para os fazendeiros locais e começamos outra etapa. Dai a porca começou torcer o rabo, tinha uma baita subida recheada de pedras de tudo quanto era tamanho. Tinha uns 5 trilheiros na nossa frente e nos só ficamos espiando eles capotarem na pedreira. Sabem daquele caminho de pedra do Top Quebrado, era mais ou menos daquele jeito, só que bem mais ingrime e muito mais pedras. Mas subimos sem maiores problemas. Ja estavamos cansados, e dai veio mais uma subida .... aiai ... bem alta, de grama, só que cheio, cheio, cheio de "costela de vaca". Quando acabamos de subir precisamos para de tanta dor no punho....rsrsrs COntinuamos "puxando" a trilha, até ....... se perder kkkkkk
Acabamos parando em uma fazenda, e avistamos um senhor com um "assemblante" calmo se dirigindo a nos, imaginando que o mesmo pudera nos encaminhar. O mesmo "simpático" velhinho veio com seus 3 ou 4 cachorros, chegou perto de nós, abaixou, pegou uma tóra com a mão direita e soltou os verbos ....."-voces são uns loucos em cima de uma metralhadora que só sabem invadir propriedades" kkkk, a essas altura o Polegar já tinha enchido as calças kkkk, eu com o dedo no "start" assim como o Zeromeia, com medo do velhinho simpático dar uma paulada em nós ..... Com muita conversa o velhinho foi acalmando e até ensinou o caminho de volta.
Regressamos, e para nossa surpresa nosso amigo e companheiro Cuié, ja estava de ponta cabeça, perguntávamos se ele estava "zerado" kkkk e ele dizia que não. Carregamos as bigorna e fomos almoçar. Hummmm, ta certo que já eram umas 16:00 e estavamos com fome, mas a comida estava muito boa. Vimos umas palhaçadas do pessoal de Jeep e gaiola, onde até um Jeep cheio de gente capotou perto da gente.
É pessoal, foi muito prazeroso e divertido. Vale a pena conferir.
Abraço a todos.
Ah .......... quarta feira 09/07 - TRILHA matutina.

CUIDADO NOS BARES E RESTAURANTES

Bandidos estão dando de 10 x 0, em criatividade, em nós e na Polícia. Vejam como o ladrão brasileiro é criativo: Você e seus amigos ou familiares estão num bar ou restaurante, batendo papo e se divertindo. De repente, chega um indivíduo e pergunta de quem é o carro tal, com placa tal, estacionado na rua tal, solicitando que o proprietário dê um pulinho lá fora para manobrar o carro, que está dificultando a saída de outro carro. Você, bastante solícito, vai e, ao chegar até o seu carro, anunciam o assalto e levam seu carro e seus pertences. E ainda terá sorte se não levar um tiro... Numa mesma noite, o resgate da Polícia Militar atendeu a três pessoas baleadas, todas envolvidas no mesmo tipo de história.

Repasse esta notícia para alertar seus amigos... Não custa nada prevenir. O jeito, em caso semelhante é não ir sozinho, chame alguns amigos para ir junto, e de longe verifique se é verdade.

Isto também pode acontecer quando se está na igreja ou em outros locais de encontros coletivos.

'MENSAGEM TRANSMITIDA PELO ATENDIMENTO 190'.

sábado, 5 de julho de 2008

sexta-feira, 4 de julho de 2008

III Trilha das Malhas - 05 e 06 de julho de 2008.

Inscrições :


Moto


R$ 35,00 com direito a :


uma (1) camiseta
um (1) troféu
um (1) almoço

Maiores informações : http://www.trilhadasmalhas.blogspot.com/

Motos off road

As motos off-road são variações das motos motocross e podem ser usadas em qualquer terreno. Os pneus das motos off-road são específicos, com rodas maiores e tração para terra, possibilitando enfrentar obstáculos na pista com maior facilidade.
A suspensão das motos off-roads também possuem características especiais: são mais altas em relação ao solo, absorvendo impactos sem passá-lo ao piloto.
O visual das motos off-road conta com desenho rústico ou agressivo, despojado.
No entanto, não deve contar com acessórios excessivos que possam ser danificados ao percorrer trilhas.
Para andar em trilhas, as motos off-road contam com marchas curtas e capacidade de aceleração rápida. Os motores ficam entre 125 e 600 cilindradas, geralmente.

Ainda na categoria das motos off-road, encontramos as motos Big Trail, especiais para uso em viagens longas e que incluem trechos de off-road.
As motos Big Trail são mais confortáveis e pesadas que as da categoria, e contam com pneus de uso misto e tanques de combustível de até 40 litros, garantindo autonomia em trechos longos de estrada onde não é possível reabastecer. As motos Big Trail são as mais usadas no Rally Paris-Dakar.
Supermoto
A supermoto é uma moto tunada para Motocross, usada em circuitos com variação de cimento e trilha Off-road. Entre as características das supermotos, destacamos os pneus para estrada, ao contrário dos pneus Off-road geralmente usados. Em alguns eventos, as trilhas de Supermoto são incluídas rampas de metal, porém as corridas de supermoto correrem em trilhas mistas, trilhas de motocross ou até em ruas.

Fonte: net

quinta-feira, 3 de julho de 2008

QUEM TEM A MULHER MAIS BURRA?

Um alemão, um inglês e um português competiam para saber quem tinha a mulher mais burra. O inglês começou:
É a minha. Ela comprou uma bicicleta com 18 marchas, muito cara e nem sabe andar de bicicleta.
E o alemão :
Isso não é nada. A minha mulher mandou construir uma piscina no quintal de casa e não sabe nem nadar.
O português dá uma gargalhada e diz:
Pois a minha mulher é muito mais burra. Ela vai passar o Carnaval em Salvador, comprou uma caixa de camisinhas e nem pinto ela tem.


CAIPIRA

O representante do censo pergunta ao caipira:
Quantos filhos o senhor tem?
Bão, as minina são 6, os minino são 4.
Então a prole é grande?
Grande até que não, mas tá sempre dura...

SEXO ANTES DO CASAMENTO

Os noivos reúnem-se com o padre. O padre pergunta:
O que pensam de sexo antes do casamento?
Responde o noivo:
Desde que não atrase a cerimônia, por mim tudo bem....

PENSANDO EM CASAR

Querida, convidei um amigo para vir jantar hoje.
O quê? Estás louco? A casa está uma bagunça, eu não fui às compras, a louça está suja e eu não estou com disposição para cozinhar algo especial.
Eu sei.
Então por que é que o convidaste?
Porque o pobre coitado está pensando em casar.


DIVÓRCIO DOS VELHINHOS

Um casal de velhinhos vai ao escritório de um advogado para que seja preparado o divórcio.
O advogado, vendo-os assim tão velhinhos, pergunta porque eles farão isso nessa idade tão avançada.
Determinada ao divórcio a velhinha diz:
Veja doutor, é que ele tem, com muitos esforços, uma única ereção no ano e...
O velhinho super nervoso a interrompe dizendo:
E ela pretende que eu a desperdice logo com ela.


EMPREGO

O cara envia um currículo para uma empresa.
Pedia R$ 15 mil reais de salário, mais um carro, um apartamento e 10 salários extras por ano. Uma semana depois foi chamado pela empresa.
O entrevistador lhe disse:
Estudamos seu currículo e vamos lhe dar R$ 20 mil reais de salário, um apartamento de 4 quartos , um carro 0km e, não 10, mas 18 salários extras durante o ano.
Abismado, o candidato falou:
Você está brincando...!!!!??? Sim, estou. Mas foi você quem começou!!!


TOMAR PÍLULA COM DIARRÉIA

Uma loira pergunta a outra:
Você acha que há problema se tomar a pílula com diarréia ?
Ao que a outra, 'ainda mais loira', responde:
Acho que não. Mas por que é que você não toma com água ???


NO AEROPORTO

O português estava para pegar um avião para visitar Portugal, quando uma coisa no aeroporto chamou sua atenção.. Era um computador com voz que identificava os passageiros por um novo sistema de reconhecimento deimagem. Assim que ele passou, o computador acusou: Manuel, 52 anos, português, casado, passageiro do vôo 455 da TAP.
Impressionado, Manoel foi ao banheiro, raspou o bigode e mudou de camisa. Ao passar pelo computador, a voz acusou novamente: Manuel, 52 anos, português, casado, passageiro do vôo 455 da TAP.
Mas Manoel não se deu por vencido! Voltou para o banheiro e passou maquiagem, colocou uma peruca ruiva e um vestido.
Agora eu provo que essa máquina é burra! A máquina acusou de novo: Manoel, 52 anos, português, casado, que por causa dessa viadagem acaba de perder o vôo 455 da TAP.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Idade do homem na Bebida

17 anos - cerveja
25 anos - mais cerveja
35 anos - vodka
48 anos - whisky 12 anos
66 anos - antiácido

A Idade do homem na Linha da Sedução

17 anos - Meus pais estão fora no fim de semana
25 anos - Minha mulher esta fora no fim de semana
35 anos - Minha mulher e filhos estação fora no fim de semana
48 anos - Comprei um carro importado
66 anos - Minha segunda esposa esta morta

Idade nos Esportes Favoritos

17 anos - sexo, sexo, sexo
25 anos - sexo , sexo, futebol
35 anos - sexo, futebol
48 anos - futebol e as vezes sexo
66 anos - Dormir

Idade da Definição de um encontro bem sucedido

17 anos - cinema e amasso
25 anos - quando termina no café da manha
35 anos - conseguir tomar café da manha sem os filhos
48 anos - ter alguém para o café da manhã
66 anos - chegar em casa vivo

Idade da Fantasia favorita

17 anos - Dar três
25 anos - Sexo em local publico
35 anos - Sexo a três
48 anos - Apenas Sexo
66 anos - Tomar viagra

Idade ideal para casar?

17 anos - 25
25 anos - 35
35 anos - 48
48 anos - 66
66 anos - 17

Encontro ideal

17 anos - assistir um filme de Stephen King no drive-in
25 anos - jantar, sexo, dormir agarradinho
35 anos - jantar, sexo e ela vai embora
48 anos - ela aparece e resolve cozinhar
66 anos - Ter uma alguém para jantar

Fonte: net

terça-feira, 1 de julho de 2008

Conheça os 10 principais erros no trabalho em equipe

Cada vez mais o mercado de trabalho exige dos profissionais excelência em comunicação e facilidade para trabalhar em equipe. Ocorre que em boa parte dos casos o sucesso no desempenho dessas tarefas esbarra na falta de bom-senso e de limites entre o que pode ou não ser feito e dito para os colegas da empresa. O Universia conversou com especialistas de carreira que listaram algumas atitudes imperdoáveis no relacionamento diário de uma equipe. Elas poderão ajudá-lo a não sofrer as conseqüências de uma piada fora de hora ou do mau-humor de um membro da turma.
Fazer fofoca de colegas ausentes
'Falar dos outros é sempre delicado. Portanto, se você tem algo a dizer para seu colega diga diretamente a ele. Desta forma, evita que o comentário seja mal interpretado e retransmitido por outros funcionários. Ao fazer uma crítica diretamente ao colega em questão você evita que seu comentário chegue distorcido aos ouvidos dele, o que pode gerar conflitos. Além disso, falar pelas costas e comentar sobre a vida alheia é uma atitude mal vista'.
Paulo de Castro Braune - Diretor Geral da Braune Educação Empresarial.

Rejeitar o trabalho em equipe

'Hoje, independentemente de seu cargo, é preciso saber trabalhar em equipe, já que bons resultados dificilmente nascem de ações individuais. No ambiente corporativo, uns dependem dos outros. Se o funcionário não estiver disposto a colaborar com os colegas, certamente será um elo quebrado. Com isso, o grupo/equipe não chegará ao resultado desejado. Ser resistente ao trabalho em equipe é um revés grave. Sem essa abertura, dificilmente o colaborador conseguirá obter sucesso'.
Ricardo Dreves - Diretor da consultoria em RH Dreves e Associados.

Ser antipático (a)

'A empatia é muito útil no ambiente de trabalho. Você deve ser leal, cortês, amigo e humilde. Falar bom dia e cumprimentar os outros são atitudes que demonstram educação e respeito pelos demais. O fato do trabalho exigir concentração do colaborador não significa que ele não possa ser cordial e abrir um espaço na agenda para ajudar os companheiros de equipe'.
Marcelo Abrileri - presidente do site de empregos Curriculum.

Deixar conflitos pendentes

'Conflitos acumulados podem se agravar. Qualquer tipo de problema referente ao trabalho, dúvida sobre decisões, responsabilidades que não foram bem entendidas, alguém que ficou magoado com outro por algum motivo, enfim, qualquer tipo de desconforto deve ser esclarecido para evitar a discórdia no ambiente. O funcionário deve conversar para resolver o assunto, caso contrário, isso poderá gerar antipatia, fofoca com outros colaboradores e um clima péssimo para toda a equipe'.
Beatriz Maria Braga Lacombe - professora de gestão de pessoas da FGV (Fundação Getúlio Vargas), em São Paulo

Ficar de cara fechada

'Ter um companheiro de equipe com bom humor anima o ambiente de trabalho, enquanto que topar um colega mal-humorado causa desconforto do início ao fim do expediente. Esta postura gera desgastes desnecessários, pois além de deixar toda uma equipe desmotivada ainda atrapalha a produtividade. Pessoas mal-humoradas geralmente não toleram brincadeiras. Com isso, automaticamente são excluídas da equipe, o que não é saudável. Por essa razão, manter o bom humor no trabalho é fundamental para cultivar bons relacionamentos'.
Julia Alonso - Sócia diretora da Só Talentos RH, recrutamento e seleção de estagiários e trainees.
Deixar de cultivar relacionamentos

'Os melhores empregos não estão nos jornais e nem nos classificados. A partir do seu relacionamento interpessoal no trabalho é que conseguirá construir uma rede de contatos (networking) que servirá, no futuro, para encaminhá-lo às melhores oportunidades. É importante mostrar dinamismo, ser cooperativo no trabalho e nunca fechar as portas pelos lugares onde passar'.
Sheila Madrid Saad - professora de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Não ouvir os colegas

'É importante escutar a todos, mesmo aqueles que têm menos experiência. Isso estimula a participação e a receptividade de novas idéias e soluções. Questionar com um ar de superioridade as opiniões colocadas numa reunião não só intimida quem está expondo a idéia, como passa uma imagem de que você é hostil. É necessário refletir sobre o que está sendo dito, não apenas ouvir e descartar a idéia de antemão por considerá-la inútil'.
Cristiane Leão - analista de desenvolvimento de recursos humanos da Fundação Mudes - São Paulo.

Não respeitar a diversidade

'Todas as diferenças devem ser respeitadas entre os membros de uma equipe. Não é aceitável na nossa sociedade alguém que não queira contato com outro indivíduo apenas por ele ser diferente. Ao passo que o funcionário aceita a diversidade, ele amplia as possibilidades de atuação, seja dentro da organização ou com um novo cliente. Além disso, o respeito e o tratamento justo são valores do mundo globalizado que deveriam estar no DNA de todos. Sem eles, o colaborador atrapalha o relacionamento das equipes, invade limites dos colegas e a natureza do outro'.
Nelci Maria de Mello - gerente de recrutamento e seleção da empresa Dupont - companhia científica, com atuação no setor químico.

Apontar o erro do outro

'A perfeição não é virtude de ninguém. Antes de apontar o erro do outro, deve-se analisar a sua própria conduta e sua responsabilidade para o insucesso de um trabalho ou projeto. É melhor ajudar a solucionar um problema do que criar outro maior em cima de algo que já deu errado. Lembre-se: errar é humano e o julgamento não cabe no ambiente de trabalho. No futuro, o erro apontado pode ser o seu'.
Doutor Helio Roberto Deliberador - professor do Departamento de Psicologia Social da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

Ficar nervoso (a) com a equipe

'Atritos são inevitáveis no ambiente de trabalho, mas a empatia deve ser colocada em prática nos momentos de tensão entre a equipe para evitar que o problema chegue ao gestor e se torne ainda pior. Cada um tem um tipo de aprendizagem e um ritmo de trabalho, o que não quer dizer que a qualidade da atividade seja melhor ou pior que a sua. O respeito e a maturidade profissional devem falar mais alto do que o nervosismo. Equilíbrio emocional e uma conduta educada são importantes tanto para a empresa como para o profissional'.
Gláucia Santos - consultora de recursos humanos da Catho on-line.

Fonte: email Ângelo Atenan