Trilheiros de Pirassununga - Minhoca Atolada**** Tropa do Brejo****Barro no Zóio***

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Ultima trilha ....... do ano

Ola amigos ...
Bom o final de ano esta ai, aliás esse final de semana é o ultimo de 2008.
Sabemos que o tempo não esta muito a nosso favor. Não é que não gostamos de chuva, mas em nossas trilhas por haver muitos "tops" para subir, fica impossível com a terra molhada, diferente dos circuitos arenosos, que fica mais firme o chão.
Esse ano foi muito bom. Viajamos bastante, alguns trilheiros de outras cidades tiveram a oportunidade de conhecer nossas trilhas também, e sempre uma cidade ou outra marca bastante as trilhas, mas o principal foram as amizades que fizemos durante esses encontros e visitas.
Aqui em Pirassununga mesmo, nossa turma esta unida pelo mesmo objetivo, e principalmente nossas familias mais próximas e unidas.
Espero que em 2009 seja pelo menos metade do que foi esse ano que passou, pois teremos certeza, já seria muuuuito bom. Claro que esperamos sempre mais. Então que venha 2009, repleto de TRILHAS, DESAFIOS, UNIÃO e principalmente saúde e paz para que possamos compartilhar tudo isso novamente.
E é nesse espírito que gostaria de convidar a todos os trilheiros de Pirassununga para a ultima trilha do ano de 2008 para encerrarmos com chave de ouro. No mesmo local de saída as 14:30.
É claro que ficaremos no aguardo das condições metereológicas, uma vez que se cair um dilúvio, como esta ocorrendo esses dias, fica impraticável nossa trilha.
Então fica assim marcado.
Abraço a todos os trilheiros e um FELIZ 2009 a todos, repleto de realizações, conquistas e SUCESSO.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Ow Ow Ow FELIZ NATAL A TODOS TRILHEIROS


Comemoremos a vida, a família, os amigos, AS TRILHAS, e os nossos ideais.
Ah ! Como seria bom se nesse natal pudéssemos realizar todos nossos sonhos.
Se pudéssemos enfrentar de cabeça erguida todos nossos problemas e sairmos vitoriosos em tudo isso.
Como eu gostaria de poder realizar meu sonho sentimental e nesse dia feliz encontrar quem eu, por toda minha vida procurei.
E juntos poderíamos navegar no embalo das músicas natalinas, no soar de cada sino e brilharmos juntinhos feito luzes de natal.
E tenha a certeza que esse dia, seria o dia mais feliz da minha vida, pois seria uma noite de grandes felicidades...
uma Noite de Natal.

OS TRILHEIROS DE PIRASSUNUNGA DESEJA A TODOS UM FELIZ NATAL.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Lançamento pneu para trilha

Olá amigos.

Apresentamos o novo pneu p/ trilha. Você fará curva como nunca.

Agora gostaria de saber quem vai ser o primeiro trilheiro a utililza-lo.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Resumo de sabadão

Olá amigos (as).
Como de costume sabadão rolou o tradicional rolê de sabado. O tempo estava um pouco curto em virtude das preparações de nossa confraternização, porém não deixamos de dar um rápida voltinha.

Presentes: Zeromeia, Marcelo, Polegar, Cuié, Placenta, Ralfe, Engolear, Jé e Valentino (Leme).
Fomos direto para o "pé" da CASCAVEL tentar subir a SURUCUCU. O Engolear tentou várias vezes, assim como eu, porém em virtude da chuva durante a semana estava muito liso impossibilitanto a subida. Então resolvemos subir o TOBOGÃ, que estava liso também, porem subimos, com um certa dificuldades mas subimos. O Cuié e o Marcelo deram 360 nas cabritas, esse ultimo entupiu o escape de terra.

Depois subimos a 51, descemos o SACOENSOPADO, onde o Marcelo capotou de frente. Aceleramos pelos circuitinhos sentido BONSUCESSO. Aceleramos para o circuitinho do ESPANHOL, onde alguns deram duas voltas.

Fomos para a CERQUINHA, onde Placenta, Cuié, Valentino, Fernando, Jé, Zeromeia e Marcelo subiram subiram. Descemos pelo BREJIN e fomos direto para atravessar o riozinho da GIROLANDA onde deixamos na agua um "mutú" kkkkkkk.

Subimos o Limãozinho e o Valentino se enroscou com o xzelão e tomou um chão.

Como disse o tempo estava curto, então fomos embora, pelos menos de alma lavada.



Resumo de Domingo *-*-*-*-*-*

Bom, como na festa rolou a entrega das "kdelas" para os 2 mais novos trilheiros de Pirassununga, Pipinu e Bananinha, é claro que os dois pingolinhas estavam "doentes" para andar no Domingão.
Como diria o Polegar, não basta ser pai, tem que acelerar ...kkkkkk, e mesmo com a cabeça "cheio de abeia" acabamos indo.
8:30 estavamos no Zeromeia meia e saimos dar um rolê. O Cuié chegou mais tarde com a Nick.
Não fizemos nada demais, afinal estava pegando o jeito das magrelas, mas mesmo assim deu tempo para o Pipinu tomar seu primeiro chão, e a Nick foi apresentada ao "Barro", isso mesmo, como ela mesmo disse "tombou" no brejo kkkk (eu não sei onde ela parendeu esse negocio de tombou kkkkkkkkkkkkk)......

PEssoal, foi mais ou menos isso.

Sabadão tem mais, grande abraço a todos e uma otima semana.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

É para acabar mesmo

Olá amigos.

Esses dias está muito corrido mesmo, mas me esforçarei para deixar sempre atualizado nosso blog para satisfação geral da galera.

O título começou assim porque domingo presenciei uma coisa me deixou estarrecido.

Estava eu domingão dando um giro pela avenida de carro quando me deparei com uma moto "suspeita" praparada para trilha fazendo gracinha e manobras arriscadas.

É claro que um palhaço desse não é um "trilheiro", mas querendo ou não acaba por generalizar e suja nosso esporte, porque aos olhos de quem não conhece já fala -"olha só o que esses trilheiros aprontam" ......... por isso minha indignação com esse ser, que para mim não passa de um esterco de morcego.

Já já, passo como foi o resumo do rolê de sabado, as fotos da 2ª confraternização dos trilheiros de Pirassununga e do "batismo" dos novos trilheiros no domingo.

abraço a todos.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Resumo trilha sabadão e domingão

enviada por Dú - Engolear

Trilha de Sábadão...

Presentes no local,
Celso, Kallel, Dú Bertanha,

Saímos em sentido rumo ao Céu, subiram Celso e Dú Bertanha que subiu pela primeira vez e após a subida gloriosa, o pneu dianteiro do farcão furou...

Seguiram para trilha do Paredão, Itupeva e Surucucu de 3 cabeça Celsão e Kallel, o Dú seguiu rumo ao Graal pra arrumar o pneu e retornar mais tarde, Celsão subiu a primeira cabeça da Surucucu e seguiram rumo ao Bom Sucesso.
O Dú após arrumar o pneu do Farcão retornou pra trilha desceu a Cascável e Saco Ensopado, aliás a chuva e o vento de Quarta-Feira fez uns estragos na Cascável caiu árvore e muitos galhos no meio dela. Após encontrar com Celso e Kallel seguimos para o Cerquinha, Brejinho e Rasga Tanque, onde sem esperar chegou nossos amigos Mongo e Mauricio, o Celsão e o Mauricio subiram o Rasga Tanque e o resto do pessoal resolveu não arriscar, mas o Celsão honrrou o Farcão do Dú e subiu com ela..
seguimos para o Rafa e subimos o Limãozinho, saímos do Rafa e partimos para Top Branco e Top Quebrado e todos foram de boa...
Seguimos para descida do Jeep e partimos cada um para aconchego de seus lares...


Trilha de Domingão...

Presentes no local,
Dú Bertanha, Fernando, Carlos 06, Miruka, Massoneto e Luizão,

Seguimos para Rumo ao Ceú onde após várias tentativas... ninguém subiu... o morrinho desencabado viu o bicho temperamental igual a dois tempo, tem dia que vai bem mais tem dia...

Fomos para Paredão, Itupeva e Surucucu, subiram a primeira cabeça da Surucucu de boa Luizão e Dú, Fernando após várias tentativas subiu, e temos que tirar o chapéu para nossos amigos Miruka e Massoneto os caras são Brasileiros e não desistem nunca, mais infelismente nã foi dessa vez... fomos para 51 e Saco Ensopado e partimos pelos circuitinhos para o Bom Sucesso e Espanhol, depois Cerquinha, Brejinho, Girolanda onde o Luizão subiu, Rasga Tanque e para o Rafa onde subimos o Limãozinho e partimos para nossos lares...

abraço a todos.

Sabadão tem mais

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Trilha noturna

Olá amigos.

Olha, eu sei que esses ultimos dias estou postando muito pouco em nosso blog, mas com certeza não é preguiçinha não, esta mor correria mesmo.

Bom, eu não ia comentar nada mas ....... nossas trilhas foram invadidas por "forasteiros", porém amigos. hehe
É isso mesmo, ontem (quarta-feira) acabou rolando uma trilhinha noturna com a presença do Paulinho de Santa Rita e do Fabio de Novo Horizonte, tendo apenas o Tíuuu como acompanhante.

Fiquei sabendo por cima alguns fatos da trilha:

Enquanto o Fabio tentava subir o RUMO AO CÉU (só tentou), e o Tíuuu pelo meio do caminho também (mas esse conseguiu depois) o Paulinho veio na boa e deixou os dois para trás.

Aliás, o Fabio nem o PIC NIC subiu kkkkkkk.

Depois foram para a ITUPEVA, PAREDÃO, e o Fabio mais uma vez dando trabalho, dai resolveram murchar o pneu de seu kdela, daí sim, ele conseguiu passar as pedras do paredão, e o comentário que rolou, que depois disso ele ficou "machão" e até subiu a 51, onde o Caio, o Pipinu e o Cristian sobem de bike kkkkkkkkk.
Ah, mas antes da 51 eles estavam descendo para a SURUCUCU quando escutaram uma voz trêmula ""owww, me ajudemmmmm". Tíuuu e Paulinho subiram a ITUPEVA e depararm com o Fabio enroscado e travado em um pé de arvore kkkkkkkkkkkkkk.

Não vou falar pra ninguem, mas fiquei sabendo que nas trilhas agora existem "clareiras" aberta pelo Fabio, que quando caia "tombava" todo o mato. Pelo menos foi o Fernando que falou. kk

A essas altura o Paulinho já tinha quebrado um manete, o de freio dianteiro a acabou capotando no SACOENSOPADO. Aliás ele me confessou que nunce tinha caido tanto em uma trilha kikkkkk.

Subiram o BONSUCESSO, fizeram o circuitinho do ESPANHOL e depois foram para a CERQUINHA, BREJIM, RASGA TANQUE e MAGAZINE.

Agora o Paulinho já estava com o segundo manete quebrado kkkkkkkkk.........

BOm pessoal foi mais ou menos isso, ou seja eles aproveitaram muuuiiiito nossas trilhas, e disse que voltarão.

Um abraço a todos.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Resumo trilha sabadão 22/10

Olá amigos.
Bom, sabadão rolou aquela trilha tradicional, só que com a bruxa solta. Vamos aos fatos.

Presentes: Cuié, Kallel, Lucas (Itápolis), Jé, Marcelo, Engolear, Placenta.

O Placenta estava de motorzinho de dentista novo, e estava evitando quase tudo.

Saimos direto para o RUMO AO CÉU pegando o CIRCUITINHO DO BELO, onde o Engolear deu um banho no Placenta. kkkk. Cuié e Jé subiram de primeira o RUMO AO CÉU, Engolear, Kallel e Lucas tentaram porem sem sucesso; Placenta e Marcelo ficaram só olhando.

Daí resolvemos descer a MINDY ..... aiai , eu (jé) desci primeiro, a moto embalou tantou que só consegui parar no final dela na rotatória. O Placenta foi o proximo, levou um "ceerrada" nas costas..... isso mesmo, virou de ponta cabeça por cima do guidão e embolou com a kdela. Depois foi a vez do Marcelo, que quase passou por cima do guidão, e acabou embolando também com a magrela, esses dois acabaram descendo em pé do lado daqs motos. Depois foi a vez do Cuié, como eu tinha ido ajudar o Placenta e o Marcelo, então estava no meio do TOP, o Cuié começou a descer, quando coloquei o radar nele kkkkkk ele estava a uns 130 km p/h kkkkkkk isso mesmo, ele desceu igual eu, a "milhão" parando também na rotatória. Os demais não quiseram nem chegar perto da descida. Aliás, o top está desencabado mesmo, esta até perigoso. Duvido que alguem suba ele um dia.

Da MINDY, fomos para a TRILHA DO PAREDÃO, depois ITUPEVA e SURUCUCU. Não eram todos que estavam animados para descer, porém eu, Cuié e Kallel descemos. Eu subi na primeira, assim como o Kallel, porém o Cuié se perdeu e encarou o paredão acabando tombando a bigorna.

Subimos a 51, descemos a SACOENSOPADO. Quando atravessamos o riozinho para ir para o BONSUCESSO, a moto do Lucas travou. Levaram ele até o ZEROMEIA para pegar a camionete e carregamos a motoka.

Andamos mais um pouco foi a vez do KAllel parar por pneu furado.

Subimos o BONSUCESSO, então resolvemos ir para o Rafa. Foi num desses circuitinhos que levei um capote daqueles, a moto ficou em cima da minha perna e o Dú teve que me ajudar. Fomos para a Cerquinha, Placenta, Jé e Cuié subiram. Fomos para o BREJIM, Dú, Placenta, Cuié e Jé subiram, Marcelo ficou.

Atravessamos o riozinho da GIROLANDA, e depois o Cuié subiu e eu fiquei na curva. A moto patinou bastante, não ganhei velocidade e na curva ela parou. Virei, desci e fomos para o RASGA TANQUE. Cuié e Mauricio subiram, ficamos descançando um pouco e quando resolvemos ir para o MAGAZINE, eu inventei de subir. Coloquei uma segunda e enchi a mão, mas não era meu dia mesmo, no ultimo "cucurucho" a frente subiu e saiu para a direita do lado das valetas. Não tive dúvida, largei a birgorna tombar ficando em pé.

Fomos para o LIMAOZINHO, dai foi a vez do Cuié capotar sua bigorna, no mesmo lugar e do mesmo jeito do lemão na semana passada. A essas alturas o Marcelo também ja havia caido algumas vezes.

Estavamos indo embora quando o Cuié resolveu passar por lugar "novo", com um TOP a ser vencido, mas precisa tirar um pouco o mato, e foi em umas dessas curvinhas que levei outro tombo. Devagar .... voces não acreditam né kkkkk, estava junto com o Marcelo kkkkkkkkk.

Ah, depois desse tombo, "recolhi a viola" e fui pra casa né gente.

Como puderam ver, só o Engolear não "beijou" o chão...

Semana que vem tem mais.


Ahhhhh, um abraço para nosso amigo Afonço de Leme.
Afonço estamos esperando voces para conhecer as novas trilhas.

Uma boa semana a todos.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Resumo trilha sabadão 15/11

Olá amigos trilheiros.

Primeiramente gostaria de agradecer e mandar um abraço a nossa leitora e trilheira FLAVIA, do Espirito Santo que sempre esta nos acompanhando on-line.
Para quem quiser visitar seu blog: http://trilheira.blogspot.com/
É exatamente esse o espírito do trilheiro, trocar experiências.
Abraço trilheira e a todos os trilheiros do E.S..

Bom agora vamos ao resumo desse final de semana.
No horário marcado 14:30, Cersão, Jé, Joaninha, Mô, Passoca e Engolear.

Como não choveu durante a semana fomos direto a TRILHA DO PAREDÃO, depois a ITUPEVA, e por fim a SURUCUCU de 3 PONTAS. Descemos alternados para limpar a trilha, uma vez que semana passada devido a chuva, estava impraticável essa ultima.
Resolvemos então subir a ponta n.1, ou seja, o top mais proximo da CASCAVEL. Tentamos varias vezes, mas o único que conseguiu vencer o obstáculo foi o Cersão que subiu de boa, inaugurando o TOP.

Depois fomos a 51, SACO ENSOPADO e depois pegando os circuitos, fomos para o BONSUCESSO, onde o Joaninha subiu "fincado", mas ninguem com maiores problemas.

Fizemos o circuitinho do ESPANHOL, acelerando forte. Jé e Engolear fizeram mais uma vez. Mas estava um calor danado debaixo de toda aquela roupa, acho que chegava nuns 250 graus kkkk.

Resolvemos ir para o TOP QUEBRADO. Chegando lá o Engolear constatou que seu pneu traseiro estava furado, e olha que o Cuié (Seca pneu kkk) não estava. Então, Engolear, Passoca e Joaninha voltaram e Jé, Placenta e Cersão subiram o TOP QUEBRADO de motor cheio. Aliás, depois que o Cersão "arrancou" a pedrona da curva do TOP, ficou uma avenida.

Já indo embora resolvemos descer a nova trilha MINDY, que sai do pé da NINA e sai no LUCIO. Gente vou confessar uma coisa a voces, vai ser difícil mesmo subir esse Top, porque pra descer já foi complicado. Só que é um dos melhores que temos. Top alto, em "pé", com 2 "galegos" e lisinho sem pedras. Esse sim eu quero ver quem vai ser o primeiro a ter a felicidade de vencer esse obstáculo.

Fomos para a cidade, e aproveitamos tomar uma gelada no telha.

Semana que vem tem mais pessoal.

As 14:30 no mesmo trilha-local.

Nossa confraternização esta chegando heim.

Abraço a todos e uma otima semana.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Nosso futuro será elétrico?

As motos elétricas serão o futuro do off-road?

Texto: Lucídio Arruda - Fotos: Divulgação KTM / Zero Motorcycles

O mundo do esporte motorizado vive em constante evolução. No caso específico do motociclismo off-road já passamos por diversas revoluções. Novidades com maior ou menor impacto, mas que ao longo dos anos são adotadas por todos os fabricantes e passam a ser o padrão da indústria.

Uma das primeiras revoluções do Mundial de Motocross aconteceu com a adoção dos motores 2 tempos. É isso mesmo, no início da década de 60 as motocicletas eram todas equipadas com grandes e pesados motores 4 tempos de curso longo. Quando a primeira motocicleta 2 tempos apareceu no circuito, a grande maioria dos competidores - montados em suas possantes máquinas de origem inglesa - desdenhou da novidade. Poucos anos depois todos tinham se curvado à leveza, potência e simplicidade dos 2 tempos.

Outras revoluções que seguiram foram a do monoamortecedor traseiro (monochoque), refrigeração líquida, ignição eletrônica, suspensão invertida, quadros de alumínio... Recentemente com tecnologia emprestada da Fórmula Um e uma grande ajuda dos regulamentos os motores quatro tempos voltaram a ser o padrão nas competições oficiais.

Atualmente a revolução em curso é a da injeção eletrônica. As 450 japonesas da Suzuki, Honda e Kawasaki já estão disponíveis com a novidade. A espanhola Gas Gas foi a pioneira em seu modelo de Enduro desde 2006 (se não me engano). Não vai demorar muito para também se tornar padrão e obrigar aos preparadores e mecânicos a adotar uma nova ferramenta: o notebook.

Outra revolução que vai chegando de mansinho é a dos motores elétricos. Já há alguns anos pipocam protótipos de motocicletas elétricas aqui e ali. A grande maioria delas foi pensada a partir das bicicletas elétricas. Para o motociclismo off-road o primeiro passo foi a adaptação de bicicletas Mountain Bike.
Já a venda no mercado norte-americano existe a Zero X, fabricada pela Zero Motorcycle. Com uma bateria de íon-lítio de 300 amperes ela apresenta dois modos de programação na entrega de potência. Num deles a velocidade é limitada em cerca de 48km/h e faz a carga da bateria durar cerca de 2 horas. No modo "racing" todos os cerca de 23HPs do motor são liberados quase que instantaneamente.

A Zero X pesa ao redor de 64 quilos e de olhar as fotos nota-se que ela parece mais com uma Mountain Bike do que propriamente com uma Motocross. O tempo de recarga da bateria é de 2 horas e com ela é possível percorrer até pouco mais de 60 quilômetros.

O preço da Zero X é de U$7.750 mais U$300 de frete, ou seja pouco mais que uma 450cc de cross (U$7.600 - U$7.800) lá nos Estados Unidos.

KTM Zero Emission

Semana passada a KTM divulgou fotos de sua "Zero Emission Motorcycle". Após um primeiro protótipo desenvolvido em conjunto com o instituto Arsenal Research, a fábrica austríaca decidiu investir mais seriamente no projeto programando a produção em massa para um futuro próximo. Entretanto a fábrica não arriscou nenhuma data para o início das vendas do novo modelo.

Propositalmente as fotos divulgadas são de ação e não mostram detalhes do coração elétrico do protótipo. A KTM tem o mesmo visual e componentes de suspensão e freios de seu modelo de enduro atualmente em linha. Todas as peças dispensáveis foram excluidas. Tanque, radiadores, filtro de ar, escapamento e embreagem sumiram. O peso aproximado é de 90kg, o mesmo da Enduro 125 em produção.

Uma das coisas que dá para reparar nas fotos é a roda traseira com pneu de perfil baixíssimo, possivelmente montado num aro de 21 polegadas, com o objetivo de aproveitar melhor a força do motor.

A KTM não divulgou nada de números referentes ao desempenho ou duração da bateria, mas o que empolga no projeto é que, ao contrário da Zero X, ele nasceu a partir de uma motocicleta de enduro/cross e é feito por uma indústria que domina as tecnologias das motocicletas off-road atuais.

Vantagens do futuro elétrico

A primeira vantagem que vêm à cabeça é a total ausência de emissões de gases. Logo em seguida vem a drástica redução da emissão de ruídos, talvez o recurso mais interessante dos modelos elétricos - um problema que as quatro tempos multiplicaram exponencialmente.

A (quase) ausência de ruídos permitirá a construção de pistas em lugares inimágináveis hoje em dia, o que facilitará em muito a prática do esporte. Só para ilustrar dois exemplos práticos que vivemos recentemente: na pista de São Lourenço da Serra, no interior paulista, os treinos durante a semana foram proibidos. A pista é vizinha a uma escola e o ruído estava desviando a atenção das crianças.

Em Itapecerica da Serra, também no Estado de São Paulo, um terreno num vale bem próximo ao centro da cidade foi disponibilizado para a construção de uma pista, mas o projeto até o momento não seguiu adiante pois ficou claro que problemas com a vizinhança surgiriam tão logo se ouvissem as primeiras aceleradas. Os motores elétricos eliminam praticamente em 100% os problemas com ruído.

Dúvidas sobre o futuro elétrico

Antes da adoção em larga escala os veículos elétricos ainda têm um bom caminho a percorrer. O primeiro grande problema é a autonomia, conseguir uma forma eficiente e de baixo peso para armazenar a energia é o principal desafio. Atualmente já seria possível uma corrida de 20 ou 30 minutos em circuito fechado. Já para um Enduro ou trilha ao redor dos 100km as coisas complicam bastante. Um Rally no estilo do Dakar seria impensável. Talvez com algumas toneladas de baterias...

Reabastecimento - Hoje em dia é possível encher um tanque de gasolina em poucos segundos com aqueles galões de sistema rápido. Sem pressa a operação de reabastecimento não dura mais que um ou dois minutos. Já a recarga da bateria leva pelo menos duas ou mais horas. Para recarregar na pista o primeiro problema será encontrar uma tomada elétrica. Qual a melhor solução? Um gerador a gasolina? Baterias sobressalentes?

Categorias - Com os motores à explosão a definição das categorias nas competições sempre foi bastente simples, simplesmente baseadas na capacidade cúbica de cada motor. Como definir as categorias entre as motocicletas elétricas? 12 e 24 volts? Pela amperagem? Ou pelo tamanho ou peso da bateria?

Pilotagem - Geralmente os motores elétricos tem uma distribuição de torque bem diferente dos motores à explosão. Toda a força do motor está disponível desde os mais baixos giros, assim como o motor atinge rotações bem mais altas, o que acaba por eliminar a necessidade do câmbio e consequentemente a embreagem. Isso mudará completamente os conceitos de técnicas de pilotagem atuais, onde aproveitar bem o câmbio e embreagem é fundamental.
Ecologia - A primeira vista os motores elétricos são bem mais limpos que os motores a explosão, já que não há emissão alguma de gases tóxicos e poluentes. Quanto a questão de poluição sonora não há o que comentar, o motor elétrico ganha disparado. Mas será que o motor elétrico é realmente mais ecológico? Em matéria de energia nada vem de graça em termos ambientais. Boa parte da energia elétrica mundial é fornecida por termelétricas a gás ou carvão (extremamente poluidor) ou por usinas nucleares que têm uma séria questão de segurança e geram resíduos altamente tóxicos praticamente eternos. Mesmo as usinas hidrelétricas, consideradas as mais limpas, alteram de forma significativa o ambiente onde são instaladas com inundações e migração ou mesmo extinção do ecossistema local.

Outra questão é o descarte das baterias. Ainda não inventaram uma bateria que dure para sempre e a geração desse lixo tecnológico com certeza é uma questão a ser trabalhada. Por outro lado o volume global de emissões das motocicletas off-road atuais, dois tempos ou quatro tempos, não chega a um nível de realmente prejudicar o meio ambiente ou ameaçar o futuro da humanidade.

Preço - Hoje em dia ainda é bem mais caro produzir um sistema de motor e armazenamento elétrico do que os normais a explosão. Mas acredito que isso é apenas um problema de escala. Quando os veículos elétricos entrarem em produção em massa a tendência é que se tornem até mesmo mais baratos.

Manutenção - A peça mais cara da moto elétrica possivelmente será a bateria. Uma bateria adicional da Zero X custa quase U$3.000! E o motor? Quais serão as peças de maior desgaste e trocas mais frequentes?

Adrenalina - Um dos grandes fatores de emoção nas competições é o ronco dos motores. Aquele som de quarenta motos aceleradas esperando o gate cair é inigualável! Quem já viu ao vivo sabe perfeitamente disso. Uma largada silenciosa traria uma emoção... diferente (para falar o mínimo). Espera aí, acabei de lembrar de meus tempos de infância e meu insuperável Autorama Estrela Interlagos. Ele tinha uma caixinha de som que imitava o ronco da Formula 1 acompanhando exatamente o gatilho do acelerador. Uau!!! Uma idéia fantástica, não é?

Mais informações: www.zeromotorcycles.com






quarta-feira, 12 de novembro de 2008

2 Tempos de Volta, com Força Total !!!

Motos 2 Tempos estão de volta com Força Total

Quando fui ano passado ao Six Days no Chile, já tinha reparado na quantidade de Motos com Motor 2T. Na altura Kurt Caseli com uma KTM 300 2 Tempos quase levou o Título na Geral (acabou chegando na segunda colocação e vencendo na Categoria E3).

Neste ano no Mundial provavelmente uma KTM 300 2T deverá levar o Título Mundial na Categoria Enduro 3 nas mãos do Finlandês Samuli Aro.

Além dele outros dois Pilotos com Motos 2T também estão entre os 5 Melhores na E3, Sebastien Guillaume com uma Husqvarna 300 e Cristophen Nambotin com uma Gás Gás 300.

Agora na Grécia a quantidade de 2T já é Superior as Motos com Motor 4 Tempos. Por que ??? Simplesmente por que são Motos mais Resistentes e mais Leves que as suas rivais 4 Tempos.

Atualmente KTM , Gás Gás, TM e Husqvarna investem pesado no Desenvolvimento e Aperfeiçoamento de Novos Modelos.

Além disso Fabricantes de Lubrificantes tem desenvolvidos Óleos que utilizam uma mistura de apenas 1% com Gasolina de 98 Octanas.

Quem apostou no Fim destes Motores pode começar a rever seus Conceitos!

Por: Luiz Fernando Gondin>
"Acelerando Forte para acompanhar os Brutos!"
www.motoraid.com.br

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Resumo trilha Domingo 09/10



Olá amigos/trilheiros

Domingão rolou trilha com o pessoal de São Sebastião da Grama, quem vieram em nove trilheiros (não vou lembrar o nome de todos ... Zoinho, Marcão, Mirto, Thiago ... bom depois eles deixam seus comentários e os nomes .......)

De Pirassununga presentes: Jé, Cuié, Polegar, Joaninha, Engolear, Cersão, Lemão, Charlão, Miruka, Thor, Luizão, Pitchu, Mongo, Zeromeia, Mauricio, Ademir, Fernando.

Saimos do paredão do Cuié as 9:30 para trilha.

Fomos direto para o RUMO AO CÉU, mas antes aceleramos no circuitinho do BELO. Em virtude de ter chovido sabado, estava um "sabonete", impossível de subir.

Então fomos rumo a TRILHA DO PAREDÃO (reaberta debaixo de muitas abelhas sabado kkk). As pedras estavão lisas, mas todo mundo ajudando todos subiram.
Descemos a TRILHA DA ITUPEVA que também ficou muito boa. Ao chegarmos no entroncamento com a SURUCUCU de 3 pontas, viramos para a 51 em virtude de estar muito liso para subir depois.

A 51, como fala o Mongo, "tava uma avenida". O Pessoal da Grama também subiu o "avenidão".

Descemos o SACOENSOPADO. Aiai ... esse tava estranho. O MAuricio largou o cavalete ralando na pedra, porque ficou com medo de descer, assim como o Joaninha. O Pessoal da Grama desceram montados. Só um levou um capote na descida.

Aceleramos pelos circuitinho ao BONSUCESSO, onde todos subiram.

Aceleramos forte no circuitinho do ESPANHOL (onde tem as rampas). O pessoal da Grama curtiu o circuitinho arenoso e com curvas abertas.

Fomos então para a CERQUINHA. Jé, Cuié, Mauricio, Lemão, Zoinho, Thiago, Polegar subiram sem problemas. Teve um da grama que deu "380" no motor. A DR enroscou umas 2 vezes.

Fomos para o BREJIM, onde saiu a corrente do Charlão. O ZOinho subiu trocentas vezes engolindo ar.

Resolvemos fazer a TRILHA 8 (fechada). Passamos pelo barro e entramos na mata. Ai a xtz barriga de cobra começou a dar trabalho. Acabamos fazendo a trilha, atravessamos o riozinho do GIROLANDA, que não dava para subir por estar liso. E no riozinho a xtz barriga de cobraparou de vez (colou a embreagem).

Alguns subiram o RASGA TANQUE, o Zoinho várias vezes, e em uma delas deu "380" no motor logo na largada.

Amarramos a xtz barriga de cobra e com muito esforço tiramos ela do buraco, sendo puxada até na cidade.

Descemos a NINA, e o Cuié e o Zoinho, arriscaram com sucesso o RUMO AO CÉU, que a essas altura com a lua que sapecava todos, secou o chão.

Bom .... depois advinhem o que rolou ??????


Aqueeeeeeeeeeeela confraternização costumeira. Regada de itupeva, capiiiiirinha de kiwi, morango, campary e churrasco.

Resumindo, show de bola.

Abraço a todos e uma otima semana.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Proxima trilha

Olá amigos.

Esse proximo final de semana a tradicional sabatrilha realizará domingo, pois nossos amigos trilheiros de São Sebastião da Grama estará nos prestigiando com uma visita.

Então convido a todos os trilheiros de Pirassununga para andarmos domingo 9:00 horas, no mesmo local de saída.

Hoje terça feira estaremos com uma frente de trabalho para aproveitarmos a oportunidade e o horário de verão para abrirmos trilhas novas. Quem estiver com um tempinho disponível, agradecemos a boa vontade. A abertura de trilha hoje, sem motos, esta prevista para as 18:00 horas.

Amanhã quarta feira, esta prevista a segunda trilha noturna desse horário de verão. Mas acamos combinando hoje na abertura das trilhas.

Estou aguardando o Engolear enviar o resumo do final de semana. Só fiquei sabendo que o Passaco estava ligando no 220 com fio terra, e estava alucinado, subiu 2 vezes o RUMO AO CÉU, e no RASGA TANQUE subiu em segunda ........ será ???

Amigos abraço a todos e conto com voces.

Otima semana a todos.

sábado, 1 de novembro de 2008

Moto flex, você ainda vai ter uma

Flex, você ainda vai ter uma

A moto flex já roda discretamente nas pistas de testes das fábricas. DUAS RODAS experimentou duas delas e antecipa tudo sobre a estréia do sistema que permite rodar com álcool, gasolina ou a mistura dos dois combustíveis

Começava o dia e a partida da Twister demorava um pouco mais que o normal para fazer o motor funcionar. No tanque, apenas álcool. Com a marcha lenta ainda irregular, acelerei para a primeira volta numa motos flex, quem diria, cinco anos depois do lançamento do sistema que mexeu tanto com o mercado de automóveis. Hoje, o domínio dos carros flex chega a 86% das vendas de 0 km. Finalmente, está chegando a vez das motos.

Viajamos a Piracicaba, interior de São Paulo, para conhecer o processo de desenvolvimento do sistema bicombustível e rodar com os primeiros protótipos montados pela Delphi, fornecedora de injeção eletrônica da indústria automotiva. Ao lado da Magneti Marelli, é a fornecedora que tem o sistema em fase mais adiantada de desenvolvimento. Não por acaso as motos que nos esperavam para a avaliação na pista eram a Honda CBX 250 Twister e uma Yamaha YBR 125. É bom explicar, não significa que serão as primeiras a serem lançadas, mas que a novidade provavelmente virá destas fabricantes. São as que há mais tempo trabalham no desenvolvimento do sistema com as fornecedoras de injeção eletrônica. A equipe da Delphi também confirma que a opção de abastecer com álcool e/ou gasolina estará disponível primeiro justamente nas motos de baixa cilindrada.

Visualmente, as únicas diferenças nas motos é o sistema de injeção no lugar do carburador, a sonda lambda (sensor de oxigênio) “plugada” na curva de escape e uma luz-espia amarela no ser ainda maior se os motores tivessem a taxa de compressão elevada como pede o álcool, mas isso exige alterações mecânicas que devem ficar para uma segunda fase do sistema flex nas motos, como já ocorreu com os automóveis. “Em 1998, os carros partiram do projeto de motor a gasolina para rodar com álcool. A taxa de compressão ficava em torno de 8:1, mas agora já chega perto de 13:1 nos flex mais recentes”, explica Campos, da Marelli.

O consumo das motos aumenta de 20% a 30% (na YBR, da média de 37 km/litro para 30 km/litro e na Twister, de 23 km/litro para 18,4 km/litro), o que ainda faz do álcool a alternativa mais econômica em boa parte do País. Resta saber se os fabricantes de motos já pensam em aumentar a capacidade dos tanques para compensar a perda de autonomia.

Não é para todas:

A moto flex está nos planos das fábricas há pelo menos três anos. É um movimento natural, uma vez que a próxima fase do programa de redução de emissões de poluentes entrará em vigor no dia 1º de janeiro de 2009, e assim a injeção eletrônica com o catalisador será a solução para a maioria das motos. E sem a eletrônica, não há sistema flex. “A prioridade das fábricas agora é desenvolver a injeção para as motos a gasolina se enquadrarem na nova legislação”, explica o gerente da Marelli. “A tendência é quem não tem injeção adotá-la e quem já tem migrar para a bicombustível, que requer outras alterações”.

Por isso, engana-se quem imagina que no ano que vem todas as motos à venda terão injeção ou que as motos bicombustível inundarão as ruas em 2009. As conversas com os responsáveis pelo desenvolvimento na Delphi e na Magneti Marelli apontam para uma divisão no mercado: uns terão o diferencial da injeção, outros continuarão apostando no preço – como parte das marcas que trazem modelos populares da China, que já estão fazendo o possível para conseguir homologar as motos sem terem de arcar com os custos da eletrônica.

A boa notícia em tudo isso é que estamos próximos de uma nova versão do slogan “Carro a álcool, um dia você vai ter um”. Nada que soe quase como ameaça, como no tempo do Pró-álcool, em que carro a álcool significava perder preciosos minutos esquentando o motor toda manhã. Os tempos mudaram, e um “Moto bicombustível, um dia você vai ter uma” só pode soar como bom presságio. Vento no rosto, transporte rápido e num futuro próximo, ainda mais econômico.


Fonte: www.revistaduasrodas.com.br

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Resumo sabadão 25/10

Olá amigos
Como de costume sabadão rolou a trilha, com muito calor.
Presentes: Lemão, Cersão, Polegar, Kallel, Jé, Dú e Joaninha.
Em virtude do pneu furado do carro do Dú, o pessoal nos esperou, e acabamos saindo mais tarde.
Saimos acelerando pelos circuitinhos sentido o pé da CASCAVEL para subirmos. Ao chegarmos lá notamos que o pneu do Farcão (Jé) estava furado. Então subimos e eu e o Dú fomos ao posto coral para sanar o problema. Enquanto isso os demais subiram também a CASCAVEL e resolveram ativar uma trilha antiga a NINA, que por sinal é bem legal.
Quando chegamos (eu e Dú) do posto, o Joaninha estava passando mal por ter subido o SILVIO SANTOS. Então esperamos o Joaninha se recuperar e decidimos fazer o PÉ MOIADO, que fazia um tempão que não passávamos.
Mas antes fizemos o circuitinho das 3 casinhas.
Indo para o TOP QUABRADO depois de atravessarmos o rio, o Joaninha deitou no rio de roupa e tudo. Depois com exceção do Kallel e do Joaninha, todos subiram o TOP BRANCO.
Fomos então para o TOP QUEBRADO. Fernando subiu a primeira vez pondo o pé no chão, mas na segunda subiu na boa.
O Jé subiu de primeira na boa.
O Cersão capotou na primeira tentativa e tirou a pedra que ficava no meio do top, agora ficou uma avenida para subir, então na segunda subiu de boa.
O Lemão estava subindo de boa, de motor cheio na primeira tentativa, mas no finalzinho abortou, porem na segunda subiu bonito também.
O Engolear tentou algumas vezes, mas ainda acho que esta um pouco encanado porque ele entra bem no pé do top, mas no meio tira a mão, mas depois conseguiu vencer o obstáculo.
Kallel e Joaninha não arriscaram.
Depois fomos embora, descemos a NINA mais uma vez para limpar a trilha, e eu o Engolear e o Joaninha resolvemos fazer o circuitinho do BELO. Aceleramos bastante, e em uma curva o Engolear deixou o "madrová" morrer e veio a derrapar e atingir o solo kkkkk, e por pouco o Joaninha não passa por cima do "mandrová" kkkk
Depois fizemos aquela concentração no telha né gente, porque ninguem é de ferro, ainda mais com tanto calor.
abraço pessoal
Boa semana a todos.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

R E S U M O

Olá amigos ...

Bom, ontem rolou uma trilha noturna, porém primeiro vou resumir a trilha de sabadão...

Sabado 18/10, presentes: Jé, Engolear, Fernando, Lemão, Placenta, Zeromeia.

Tinha chovido de manhã, então estava um pouco liso, mas fomos sentido Belo para subir a CASCAVEL, porém sem chances, estava um "sabonete" e não conseguimos subir. Voltamos o riozinho e fomos acelerando para o BONSUCESSO, que todos subiram. Depois circuitinho do ESPANHOL e para chegarmos a CERQUINHA outro circuitinho o ALTERNATIVO, atrás do ESPANHOL.

Subimos o BREJIM, depois atravessamos o rio da GIROLANDA indo para o RASGA TANQUE. Jé e Placenta subiram, o Fernando ficou por um pêlo para conseguir subir. Ficamos no MAGAZINE e depois viemos embora.


Quarta feira 22/10 18:30, essa foi a hora que partimos do PAREDÃO: Jé, Engolear, Placenta, Cuié, Charlão, Cersão e Mongo. Fomos direto ao RUMO AO CÉU. Placenta subiu, Jé ficou por um pêlo assim como o Mongo e o Charlão também ficaram pelo meio do caminho, Cuié subiu e Cersão subiu, Engolear não arriscou. Ari e Kallel foram de moto, mas de rua acompanhar o RUMO AO CÉU. Acho que o Kallel ficou aguado.

Descemos a CASCAVEL sentido 51, onde todos subiram. Descemos o SACO ENSOPADO, e saimos acelerando ao BONSUCESSO, onde também todos subiram. Na saida, por cima, o Charlão sentou em um fiote de macauveira kkkk, mesmo lugar onde o Lemão também sentou kkkk.

Subimos a CERQUINHA, Placenta, Cersão, Jé, Charlão e Cuié, os demais não arriscaram. Subimos todos o BREJIM, atravessamos o rio e fomos para o RASGA TANQUE. A essas altura ja estava escuro. Placenta subiu duas vezes, o Cuié bem que tentou, mas a unica coisa que ele conseguiu foi iluminar as estrelas, a bigorna empinou, mas o meninão a segurou na munheca.

Como ja estava bem escuro, partimos então para a TRILHA 8, ao contrario. Foi simplesmente muito bom.

Já eram aproximadamente 20:30, quando então voltamos ao paredão, onde havia muitas ITUPEVAS geladinhas nos esperando ........hummmmmmmmm

Foi isso ai pessoal, todos chegaram descançados e de alma limpa ....

Sabadão tem mais.

Abraço e otima semana a todos.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Parece os trilheiros de Pirassununga

C O N V I T E

Olá amigos trilheiros.

Olha só, amanhã quarta feira 22/10 vai rolar a primeira trilha noturna horário de verão 2008/2009.

Saída as 18:00 horas do mesmo bate local.

Quem não tiver farol não precisa se preocupar, tem trilheiro que levar a lanterna na boca e pode ensinar quem não tiver farol, é só levar lanterna kkkkkkk

Até amanhã então pessoal.

Mais tarde passo o resumo de sabadão 18/10, onde só andou quem não tem "meda" de chuva, porque o resto é tudo B A N A N A AAAAAAAAAA ...

sábado, 18 de outubro de 2008

Fotos

Sem as mãos ...........



Sem os dentes .............


quinta-feira, 16 de outubro de 2008

C O N V I T E

Olá trilheiros

Olha só, sabadão 18/10/08 vai rolar um churras na chácara do Iran, alí no Murim.

Os trilheiros de Pirassununga foram convidados.

Vai rolar banda, inclusive a Banda do Zoio vai tocar também.

Bebida e Churrasco paga na hora.

Uma sujestão minha: Depois da trilha, darmos uma passada por lá com roupa e motos... apenas levar um dimdim para tomarmos uma.....

abraço a todos

Comparativo: CFR 230 e TTR 230


TEST-DRIVE CRF 230F

Depois de 3 anos parado, estou de volta ao mundo Off-Road. Através da Motosmar/Honda, adquiri uma CRF 230, motocicleta de fabricação nacional que era destinada apenas ao mercado externo, mas que agora (já tem cerca de 2 anos) está sendo comercializada no Brasil. A moto é voltada exclusivamente para o Off-Road, pronta prás trilhas.

Nunca tinha andado na CRF, mas muitos amigos que andaram na moto me falavam “a moto foi feita prá vc”, “vc vai adorar a moto”, “prá seu peso e seu tamanho é ideal” e algumas coisas desse tipo. Peso 65 quilos e meço 1,68. Porém ainda tinha alguns preconceitos, apesar de nunca ter andado com a moto.

Há uns 20 dias tive a oportunidade de experimentar a CRF, porém não quis tecer nenhum comentário anterior aqui, pois andei apenas uns 30/40 quilômetros de trilhas leves. No penúltimo final de semana andei mais, andei cerca de 100 quilômetros de trilhas mais pesadas na sexta-feira (feriado) e uns 70 quilômetros no sábado. E no último final de semana participei de um Enduro de cerca de 250 quilômetros.

Andei portanto em quase todo tipo de trilhas e em todas as situações, desde uma trilha tranqüila a um enduro, competindo na categoria principal e com um nível bastante competitivo. Andei em todo tipo de terreno e trilha. Trilhas travadas, de média, de alta, pedras, areião, estradas, etc. Deu pra fazer uma análise completa da moto.

Já na primeira oportunidade, alguns de meus preconceitos foram por água abaixo. A moto tem um posicionamento legal, é fininha e super leve. A ciclística é fantástica e a moto é muito fácil de andar. Não cansa e não desgasta o piloto.

Mas o que me surpreendeu mesmo foi o desempenho do motor. A moto é muito mais esperta que a Tornado e aliada ao fato da moto ser muito mais leve, ou talvez por isso mesmo, se porta muito bem nas trilhas e tem ótima resposta, principalmente nas trilhas de baixas e médias velocidades. As retomadas são rápidas e as marchas bem escalonadas. A relação secundária é ideal, bem dimensionada e não precisa alteração, a moto chega fácil aos 80/90 quilômetros por hora. (No Enduro cheguei a passar dos 100, prá tirar atraso).

O freio dianteiro é muito bom, a disco. O freio traseiro, apesar de ser a tambor, não deixa a desejar, proporciona freadas suaves e precisas e não trava.

A minha apreensão maior era quanto às suspensões, principalmente dianteira, mas as suspensões são macias e confortáveis. Para quem está começando e para quem pesa menos de 80 quilos, acho que nem precisa alteração. Porém para um estilo de pilotagem um pouco mais agressivo e para pilotos “com um pouco mais de peso”, sugiro colocar um emulador de suspensão na dianteira. O emulador de suspensão permite controlar a velocidade em que a suspensão se desloca e permite algumas regulagens, tanto na absorção de impactos quanto no retorno da suspensão.

C o n c l u s ã o:

A minha opinião, conforme já havia escrito aqui antes, é que o mercado vai ser dominado pelas vermelhinhas. A CRF é muito boa e não fica muito atrás das importadas, mas fica muito à frente das outras nacionais. A relação custo/benefício é o ponto alto, já que custa metade do preço de uma importada e a diferença entre elas não é tão grande assim. A moto é muito divertida e atende desde aqueles que estão iniciando nas trilhas quanto aqueles que já tem experiência. Basta lembrar que o Enduro da Independência deste ano foi vencido na categoria Máster por um piloto em uma CRF 230 original, apenas com preparação na suspensão dianteira. Dependendo do percurso, se muito travado, ainda acho que a CRF é mais adequada que muitas importadas.

A conclusão é que a CRF 230 é disparado a melhor escolha entre as motos nacionais para a prática do Off-Road. Entre qualquer outra moto nacional ou uma importada velha, fico com a CRF 230, sem dúvida nenhuma.

Ah, e quanto ao Enduro de que participei no último final de semana, fiquei com o 1º lugar, à frente de uma Yamaha WR 250F e de uma KTM 450F. . .

Honda CRF 230 X Yamaha TTR 230

Alguns dias atrás tive a oportunidade de testar a nova TTR 230 da Yamaha. Coloquei em um post lá embaixo que depois colocaria aqui minhas impressões. Nesse meio tempo, recebi várias ligações e muita gente me perguntou a minha opinião e as diferenças entre as duas, a CRF da Honda e a TTR da Yamaha.

Em vez de apenas colocar aqui a minha impressão sobre a TTR, farei diferente. Colocarei a minha impressão sobre ela ( já falei aqui as minhas impressões sobre a CRF no post “Test Drive - CRF 230″ aí acima) e farei uma análise entre as principais vantagens e desvantagens de ambas.

Quero aqui dizer, antes de começar a entrar nos detalhes, que é apenas minha opinião pessoal, às vezes o que é um ponto negativo prá mim pode ser positivo prá outro (e vice-versa).

Confesso que apesar de ser um amante das motos 2 tempos, fui surpreendido com essas 4 tempos. Já estou andando na CRF há quase 6 meses e já andei perto de 3.000 quilômetros, enquanto com a Yamaha não andei mais que 60 minutos, mas deu prá ter uma noção das diferenças, já que descí de uma e subí na outra imediatamente. Vale aqui outra observação: estava andando na CRF 2007, e a 2008 já tem algumas mudanças, como guidão mais alto e mais largo.

Estava fazendo uma trilha com alguns amigos, enquanto Fáusio “Bicho do Mato” Silva realizava seu “Desafio do Ano de Enduro Fim”. Aproveitei e participei com a CRF. Depois de fazer duas voltas pelo circuito, cheguei ao Bar do Fernando, onde a DN Motos estava realizando o Test Drive da TTR.

Descí da CRF e subí na TTR:

De cara já senti a diferença de posição das duas motos. Achei a pedaleira da TTR mais próxima do banco, com isso as pernas ficam mais dobradas. Eu que não tenho nem 1,70m já senti a diferença, acho que quem for maior que eu vai sentir mais. Tirei essa dúvida na semana passada quando pude medir a distância da pedaleira para o banco e a CRF tem 4 centímetros a mais que a TTR.

Saí com a TTR e aproveitei, já que estava tendo o Enduro Fim, prá marcar meu tempo na TTR, já que havia feito o mesmo percurso na CRF. O fato é que com a TTR consegui baixar o tempo em 9 segundos (TTR: 3min 06seg / CRF: 3min 15seg). Considerando que já conhecia o percurso por ter dado 2 voltas com a CRF, a tendência era mesmo baixar o tempo, mas acredito que o trecho, por ser com piso irregular, favorecia a TTR por causa da suspensão dianteira, uma vez que ainda não havia preparado a suspensão da CRF.

Quanto às principais diferenças entre ambas, vamos lá:

Enquanto a CRF tem um motor melhor em baixas e médias rotações, melhor para trilhas mais travadas, a TTR tem uma melhor resposta nas altas rotações.

Outra diferença que percebi de imediato foi em relação às suspensões dianteiras. A CRF tem um amortecimento frontal mais progressivo e maior rendimento no final de curso (como nos saltos ou em maior velocidade). Já a TTR tem uma melhor resposta nos pisos irregulares (como costelas e erosões).

De resto, pouca diferença entre ambas. Freios, suspensões traseiras, estabilidade, aderência… Tudo muito parecido.

Querem que eu saia de cima do muro? Quer saber qual a melhor? Na minha opinião não existe a “melhor”. Vai depender do gosto de cada um. A diferença entre as suspensões pode ser alterada com um bom ajuste ou preparação - a minha CRF por exemplo tem a suspensão preparada pela Motosmar. Se quiser alterar a resposta para baixas ou altas rotações, também é possível alterar a relação secundária (coroa/pinhão). Posso dizer que pessoalmente, fico com a CRF. E quem for maior que eu, também acho que a CRF é a melhor escolha já que a diferença principal, que é a distância entre as pedaleiras e o banco, não dá prá alterar. . .

Por: Janjão
Fonte:
http://trailclubemoc.wordpress.com
Foto: Pedro Paulo Lins - Pepa "O Dino"

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Resumo trilha sabadão 11/10

Olá amigos

Essa semana irei postar mais assuntos, pq essa semana que passou foi "braba" heim ......

Bom, sabadão como de costumo aceleramos: Lemão, Cersão, Passoca, Mongo, Dú, Jé e Joaninha.
O Cuié só foi ver a saida com a Nick e o Marcelo, e nem levou uma geladinha pra gente.

Saimos sentido Belo, subimos o TOBOGÃ e a CASCAVEL, e fomos para o RUMO AO CÉU. Mas, em virtude da terra estar seca, aliás, estava um "trigo", Cersão, Passoca e Mongo foram os unicos que aventurarm uma possível subida, mas sem sucesso. Então subimos o PIC NIC, desdemos a CASCAVEl e fomos para a 51, que continua uma avenida.

Descemos o SACO ENSOPADO e fomos acelerando para o BONSUCESSO, e o Engolear, acelerando mais do que todo mundo o "madrova", assim como o Cersão. Subimos então o BONSUCESSO, e completamos os respectivos cantis. hehe

Ah, resolvemos sair por cima do BONSUCESSO, uma vez que todos subiram, e o Lemão se atrapalhou na saido do estradão e tombou a magrela, caindo sentadfo em cima de uma macauveira, e encheu o "toba" de espinho kkkkkkkkkk

Então, fomos para o circuitinho do ESPANHOL, e depois sentido CAFEZINHO.

Iamos para o TOP QUEBRADO, quando o Dú e o Lemão, nos apresentaram um novo circuitinho, acho que chama circuitinho da "CACIMBA", pq ali perto tem uma cacimba, onde depois ficamos zoando. Agora, o circuitinho da CACIMBA é show de bola, com muitas curvas, descidas e em uma das curvas muito areião.

Foi quando descobrimos que "certos" trilheiros tem medo de chuva.
Isso mesmo pessoal, pela primeira vez vi um trilheiro com medo de chuva. Explico - quando estavamos acelerando na CACIMBA começou a fechar o tempo do lado do TOP QUEBRADO, e a bananada resolveram voltar embora para não se molhar. É mole ???

Dai regressamos, mas antes eu e o Engolear sair aceleramos no circuitinho do Lúcio.

Depois fizemos a tradicional "confraternização"..

Semana que vem tem mais pessoal.

Abraço a todos e uma otima semana a todos.

AH - Queria aproveitar, e convidar os visitantes que passam aqui por nosso blog ( 150 visitas diarias), a conhecer nossas trilhas. Vai ser um prazer te-los conosco.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Resumo trilha sabadão 04/10

Ola amigos .....
Sabadão foi excelente ...

Vamos aos fatos:
Presentes na hora certa : Lemão, Cersão, Mongo, Cuié e Pitchu. Que sairam e fizeram a CASCAVEL E TOBOGÃO ao contrario, indo para o RUMO AO CÉU.

Lá chegaram os atrasados : Jé, Placenta, Dú e Zeromeia.

O Cuié tava com um sorriso de orelha a orelha, pois tinha conseguido subir o RUMO AO CÉU, que por sinal, "ta uma avenida" rsrsrs.
Lemão, Cersão, Cuié, Placenta e Jé subiram, o Mongo ficou no meio do caminho, e o restante da bananada não quiseram arriscar. Bom, o Placenta subiu na "covardia" né, mas como ele não tem moto, levamos em consideração. O Pitchu teve que nos abandonar por um problema mecânico, assim como o Mongo.

Descemos a CASCAVEL e SACO ENSOPADO, aliás o Cuié tomou um chocolate deste ultimo. Isso mesmo ao descer o SACO ENSOPADO, disse o mesmo que enroscou um cipó na cabeça dele e precisou freiar, e quase levou uma "bigornada" na nuca kkkk, ela levantou a traseira e por pouco não dá um pinote.

Fomos pelos circuitinhos até o BONSUCESSO, e o Engolear enrolando o cabo.

Subimos a CERQUINHA e depois Lemão, Cersão e Cuié subiram o BREJIM, os demais ficaram moscando.

O melhor ainda estava por vir. Depois de subirmos a GIROLANDA, Cuié, Placenta, Jé e Cersão, que na primeira vez "tombou" kkkk, descemos o FURA TANQUE.

O Placenta estava ligado no 220 vts, e subiu o FURA TANQUE. Na segunda vez bate em uma raiz e por pouco não embola com o cavalete. Depois foi a vez do Jé, que subiu sem maiores problemas. Os demais ficaram sem palpite de subir. Então pessoal, temos mais um desafio o FURA TANQUE, que está ... dizemos assim .... acessível.....

Depois fomos embora, para a tradicional confraternizção hehe.

Semana que vem tem mais pessoal.

abraço a todos e uma otima semana.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Suzuki DRZ 450. Será? Até quem Fim!

Depois de ficar 8 anos fazendo a mesma Moto, a Suzuki resolveu colocar no Mercado uma Moto Competitiva e mais Evoluída, seguindo a linha de seus Concorrentes.



De Cara da prá notar que as únicas peças da Moto que foram reaproveitadas foram, a Carenagem Dianteira e a Rabeta Traseira, únicas peças que uma Moto de ENDURO tem que ter de diferente das Motos de CROSS.



Sobre a Moto, vejo uma Moto Fina, Bem Leve, um berço de Motor estreito, para prática de ENDURO é Bacana demais, um Tanque Fino, Suspensão Invertida, Freio Traseiro com um Disco Maior, colocando a foto do lado da foto da RMZ, vejo a mesmo Moto, existiu poucas mudanças para e se transformar em uma Moto de ENDURO, tomara que a tenham "amansado" um pouco, se não, nós mortais não conseguiremos Pilota-la.



Agora vem o mais Importante, é o Preço, vai ser a mesma coisa da DR 400 ?, que hoje está sendo comercializada por "míseros" R$ 19.900. Acredito que vai ser muito mais Cara, mais nada que chegue na casa dos 30 Mil, vamos torcer por isso, como a Suzuki do Brasil esta muito agressiva nas vendas, com certeza teremos algumas molezas para adquirir a nova DR 450 2009.



Fonte: http://www.motoraid.com.br/




segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Resumo sabadão 27/09

Resumo enviado por Engolear

Presente no local, Eu Du Bertanha e William,

Saímos sentido circuito do Belo e fomos pro Rumo ao Ceu, O william tentou subir umas 13 vezes mas não deu, em uma das tentativas faltou um pelo, nas outras faltou a B.... inteira, eu nem tentei né, pq se eu subo com um braço quebrado ia ficar meio chato né... continuamos e subimos o Pic Nic e lá eu fui na boa... descemos a Cascável até o fim subimos e fomos pra 51 o William subiu e depois eu arrisquei e tb subi na boa, ai já deu confiança e subi mais umas 2 vezes o William arrogante já começou a subir em 2º né...
Voltamos pra trás e subimos a Cascável e fomos pro Bom Sucesso, saímos e fizemos o circuito do Espanhor e o William enterrou a Tornado na areia, ainda bem que eu tava bem pra trás senão o Farcão tinha passado na nuca dele...rsrsrsrs, fomos pra Cerquinha o William subiu de boa, eu nem fui né, Brejinho o William pontio pra cima na pressão eu tb fui mas de leve né, atravessamos o riozinho e fomos pro Magazine e o William Pontiano pra cima o bicho ta arrogante viu... Fomos pro carregador de laranja pra ver se tinham tirado os toco de lá pra subir mais não rolou... voltamos e encontramos uma cacimba de agua vazia e ficamos subindo, viemos embora sentido o sitio do Paulo e encontramos um circuito novo muito bom, tem gente que vai gostar... saimos pelo Cafezinho, fizemos a Cascavel ao contrário e fomos pro barranquinho da estrada dar umas rampadas, show de bola e pra fechar descemos pelo Jeep e bora pra casa... Foi show de bola e sabadão estamos presente no mesmo local e horário...



Olá trilheiros.

Bom esse final de semana foi tranquilo.

Por aqui andaram apenas o Lemão e o Engolear. Como estão apenas os dois, eles "tiraram" a barriga da miséria e andaram até "fazer bico" haiushauishaiushias .... tudo o que tinham direito, inclusive várias vezes.
O Mauricio, em virtude do TOMBO está todo dolorido, e ficou com medo de ir andar e cair denovo.

Jé, Fernando e Cersão foram andar em Santa Rita com o Pradal e seus amigos.
Aliás fomos muito bem recebidos. Gostariamos de agradecer o pessoal de Santa Rita, e roforçar o convite para vir para Pirassununga, afim de fazermos umas " trilhinha".

Agora, sabadão estaremos todos por aqui novamente.

abraço pessoal e uma otima semana.

sábado, 27 de setembro de 2008

Pai fresco - Nova trilheira

Parabéns pela chegada
da tão esperada
"Princesinha."

Desejamos que esta linda menina cresça
com muita saúde e
com certeza dará a vocês
muitas alegrias.

Este momento é mágico.
Parabéns por este presente de Deus.
Parabéns Andresa e Cuié.
Uma homenagem dos "TRILHEIROS DE PIRASSUNUNGA"

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

900 Receitas - Bebidas Alcoólicas

900 Receitas - Bebidas Alcoólicas

Alcoólico - "BICE" Colada

Alcoólico - 14 BIS

Alcoólico - Abacaxi de noiva

Alcoólico - ABC coquetel

Alcoólico - Abelha Real

Alcoólico - Absinto de Verão

Alcoólico - Acapulco

Alcoólico - Acapulco

Alcoólico - Addington

Alcoólico - Adônis

Alcoólico - After Eight

Alcoólico - Água de Piscina

Alcoólico - Aguardente com amendoim

Alcoólico - Alabama

Alcoólico - Alabama

Alcoólico - Alegria

Alcoólico - Alegria total

Alcoólico - Alexander

Alcoólico - Alexander

Alcoólico - Alexander

Alcoólico - Alexander

Alcoólico - Alexander Cocktail

Alcoólico - Algonquin

Alcoólico - Alvorada

Alcoólico - Amarelinha

Alcoólico - Amarula

Alcoólico - Amarula

Alcoólico - Amarula

Alcoólico - Amarula

Alcoólico - Amarula

Alcoólico - Amarula

Alcoólico - Amarula

Alcoólico - Amarula

Alcoólico - Amarula

Alcoólico - Amarula

Alcoólico - Amarula caseira

Alcoólico - Amarula original

Alcoólico - Amarula Original

Alcoólico - Amarula Original

Alcoólico - Amarula original

Alcoólico - Amarula Seno

Alcoólico - Amarula Suave

Alcoólico - Amarulla

Alcoólico - Amarulla

Alcoólico - Amarulla Cremosa

Alcoólico - American Beauty

Alcoólico - Americano

Alcoólico - Aperitivo de Champanhe

Alcoólico - Aperitivo de Conhaque

Alcoólico - Aperitivo de maracujá

Alcoólico - Aperitivo de morango

Alcoólico - Aperitivo de Rum

Alcoólico - Aperitivo de tangerina

Alcoólico - Aperitivo de Vinho

Alcoólico - Aperitivo festival

Alcoólico - Apple Blossom

Alcoólico - Apple Blossom

Alcoólico - Aquarius

Alcoólico - Arrastão

Alcoólico - Arriba Muchachos!

Alcoólico - Asas Brancas

Alcoólico - Asas de Anjo

Alcoólico - B-52

Alcoólico - Bacardi Cocktail

Alcoólico - Bahamas

Alcoólico - Bahia

Alcoólico - Bahia

Alcoólico - Balalaica

Alcoólico - Bárbara

Alcoólico - Bárbara

Alcoólico - Baronesa

Alcoólico - Batida Alexander

Alcoólico - Batida Bela Adormecida

Alcoólico - Batida com leite condensado, gim e licor de cacau

Alcoólico - Batida com vinho

Alcoólico - Batida de Abacaxi

Alcoólico - Batida de abacaxi

Alcoólico - Batida de abacaxi

Alcoólico - Batida de abacaxi

Alcoólico - Batida de abacaxi

Alcoólico - Batida de abacaxi

Alcoólico - Batida de Abacaxi

Alcoólico - Batida de Abacaxi com Coco

Alcoólico - Batida de abacaxi com coco

Alcoólico - Batida de Abacaxi com Vinho

Alcoólico - Batida de amendocrem

Alcoólico - Batida de Amendoim

Alcoólico - Batida de Amendoim

Alcoólico - Batida de amendoim

Alcoólico - Batida de Bala Halls de Morango

Alcoólico - Batida de banana

Alcoólico - Batida de bombom

Alcoólico - Batida de café

Alcoólico - Batida de café

Alcoólico - Batida de Café

Alcoólico - Batida de Cajá

Alcoólico - Batida de caju

Alcoólico - Batida de Cajú

Alcoólico - Batida de Cerveja

Alcoólico - Batida de Champagne

Alcoólico - Batida de chocolate

Alcoólico - Batida de chocolate

Alcoólico - Batida de Chocolate

Alcoólico - Batida de Coco

Alcoólico - Batida de Coco

Alcoólico - Batida de coco

Alcoólico - Batida de coco

Alcoólico - Batida de coco

Alcoólico - Batida de coco

Alcoólico - Batida de coco

Alcoólico - Batida de coco

Alcoólico - Batida de Coco

Alcoólico - Batida de coco com chocolate

Alcoólico - Batida de coco com rum

Alcoólico - Batida de damasco

Alcoólico - Batida de Figo

Alcoólico - Batida de Gemas

Alcoólico - Batida de Goiaba

Alcoólico - Batida de Goiaba

Alcoólico - Batida de Halls

Alcoólico - Batida de halls moranguinho

Alcoólico - Batida de iogurte com açaí e granola

Alcoólico - Batida de jabuticaba

Alcoólico - Batida de kiwi

Alcoólico - Batida de Laranja

Alcoólico - Batida de Leite de Coco

Alcoólico - Batida de limão

Alcoólico - Batida de limão

Alcoólico - Batida de Maçã

Alcoólico - Batida de Mamão

Alcoólico - Batida de Mamão

Alcoólico - Batida de manga

Alcoólico - Batida de manga

Alcoólico - Batida de Maracujá

Alcoólico - Batida de Maracujá

Alcoólico - Batida de maracujá

Alcoólico - Batida de maracujá

Alcoólico - Batida de maracujá

Alcoólico - Batida de maracujá

Alcoólico - Batida de milho verde

Alcoólico - Batida de milho verde e coco

Alcoólico - Batida de morango

Alcoólico - Batida de Morango

Alcoólico - Batida de Morango

Alcoólico - Batida de morango

Alcoólico - Batida de Morango

Alcoólico - Batida de pêssego

Alcoólico - Batida de Pêssego

Alcoólico - Batida de pêssego

Alcoólico - Batida de Pêssego com Champagne

Alcoólico - Batida de sonho de valsa

Alcoólico - Batida de Sonho de Valsa

Alcoólico - Batida de sonho de valsa

Alcoólico - Batida de Tamarindo

Alcoólico - Batida de Tomate

Alcoólico - Batida de tomate

Alcoólico - Batida de Tomate

Alcoólico - Batida de uva

Alcoólico - Batida de Uva

Alcoólico - Batida de Uva

Alcoólico - Batida de Vinho

Alcoólico - Batida de Vinho

Alcoólico - Batida de Vinho com Goiabada

Alcoólico - Batida diferente

Alcoólico - Batida do olympo

Alcoólico - Batida paulistinha

Alcoólico - Batida Russa

Alcoólico - Batida Sakêwi

Alcoólico - Batida santista

Alcoólico - Batida sofisticada

Alcoólico - Batida Sonho de Valsa

Alcoólico - Batida sonho de valsa

Alcoólico - Batida sonho de valsa

Alcoólico - Batidinha de frutas

Alcoólico - Batidinha de limão

Alcoólico - Batidinha de morango

Alcoólico - Batimar

Alcoólico - Bebida do abacaxi

Alcoólico - Beer Bitters

Alcoólico - Beijo de Anjo

Alcoólico - Beijo de vampiro

Alcoólico - Beijo de Vampiro

Alcoólico - Beijo na boca

Alcoólico - Beijo tropical

Alcoólico - Bellini

Alcoólico - Bellini (pêssegos com champanha)

Alcoólico - Bermuda Rose

Alcoólico - Betsy Ross

Alcoólico - Big Apple

Alcoólico - Bismarck

Alcoólico - Black & blue

Alcoólico - Black Russian

Alcoólico - Black Russian

Alcoólico - Black Velvet

Alcoólico - Black Velvet

Alcoólico - Black Watch

Alcoólico - Black Watch

Alcoólico - Blitz

Alcoólico - Bloody mary

Alcoólico - Bloody mary

Alcoólico - Bloody Mary

Alcoólico - Bloody Mary Clássico

Alcoólico - Blue Blazer

Alcoólico - Blue Hawaiian

Alcoólico - Blue lagon

Alcoólico - Blue Moon

Alcoólico - Blue Sea

Alcoólico - Boas Festas

Alcoólico - Boilermaker

Alcoólico - Bomba Atómica

Alcoólico - Bomba H

Alcoólico - Bombay

Alcoólico - Booster

Alcoólico - Bourbon Fog

Alcoólico - Branco e Preto

Alcoólico - Brandy blazer

Alcoólico - Brandy Cassis

Alcoólico - Brandy Fix

Alcoólico - Brandy Flip

Alcoólico - Brandy Sidecar

Alcoólico - Brandy sour

Alcoólico - Brasileirinho

Alcoólico - Brasileirinho

Alcoólico - Brasília PoncheCoquetel Ardente

Alcoólico - Bronx

Alcoólico - Buck Jones

Alcoólico - Buck's Fizz

Alcoólico - Bull Shot

Alcoólico - Bullshot

Alcoólico - Buster de Cerveja

Alcoólico - ButterflyAlcoólico - CachamilhoAlcoólico - Café com cítricosAlcoólico - Café de ParisAlcoólico - Café DiaboliqueAlcoólico - Café Flambado Alcoólico - Café Grand Marnier Alcoólico - Café Irlandês Alcoólico - Café IrlandêsAlcoólico - Café KirschAlcoólico - Café Quente com RumAlcoólico - CaipirinhaAlcoólico - Caipirinha cítricaAlcoólico - Caipirinha da EnseadaAlcoólico - Caipirinha de hortelãAlcoólico - Caipirinha de kiwiAlcoólico - Caipirinha de limãoAlcoólico - Caipirinha de Maracujá Alcoólico - Caipirinha de Tequila Alcoólico - Caipirinha de vinhoAlcoólico - Caipirinha de WhiskyAlcoólico - Caipirinha froozenAlcoólico - Caipirinha sapucaiaAlcoólico - Caipiroska de GroselhaAlcoólico - Caipiroska de lima da pérsiaAlcoólico - Caipiroska de pêssegoAlcoólico - CajuálcoolAlcoólico - Campari SodaAlcoólico - CampestreAlcoólico - CanadenseAlcoólico - Canadian FixAlcoólico - Canadian MountieAlcoólico - Caneca de SidraAlcoólico - CapetaAlcoólico - Capirinha "BICE"Alcoólico - CapoeiraAlcoólico - Captain CollinsAlcoólico - Caribe GrogAlcoólico - CariocaAlcoólico - CarolAlcoólico - CarusoAlcoólico - CascavelAlcoólico - CascavelAlcoólico - Cassis de Amora PretaAlcoólico - CavucoAlcoólico - Cerveja com Soda LimonadaAlcoólico - CervodkaAlcoólico - Céu azulAlcoólico - Chama de ConhaqueAlcoólico - Champagne com morango Alcoólico - Champagne com polpa de abacaxiAlcoólico - Champagne com polpa de abacaxiAlcoólico - Champanha Caribenha Alcoólico - ChampanholaAlcoólico - Champanhola de morangoAlcoólico - Champanhota cremosaAlcoólico - ChamponataAlcoólico - Champs ElyséesAlcoólico - ChapalaAlcoólico - Chave de fendaAlcoólico - Cherry BlossonAlcoólico - Chinezinho Alcoólico - ChocolamourAlcoólico - ChoconhaqueAlcoólico - Choro do JucaAlcoólico - Christmas CheerAlcoólico - Christmas CocktailAlcoólico - Christmas LoveAlcoólico - Christmas MartiniAlcoólico - Christmas PuddingAlcoólico - Christmas TreeAlcoólico - ChurchillAlcoólico - Chuva CoquetelAlcoólico - Claret CupAlcoólico - ClassicAlcoólico - Classic Champagne CocktailAlcoólico - ClericotAlcoólico - CliquetAlcoólico - CliquetAlcoólico - Clover ClubAlcoólico - Clover ClubAlcoólico - Cobbler de TequilaAlcoólico - Cocktail Alcoólico - Cocktail Bela AdormecidaAlcoólico - Cocktail com champanheAlcoólico - Cocktail com Whisky Alcoólico - Cocktail de AbacaxiAlcoólico - Cocktail de AmendoimAlcoólico - Cocktail de CaféAlcoólico - Cocktail de champanhe e morangosAlcoólico - Cocktail de CocoAlcoólico - Cocktail de Leite de CocoAlcoólico - Cocktail de LimãoAlcoólico - Cocktail de MaracujáAlcoólico - Cocktail de Milho VerdeAlcoólico - Cocktail de MorangoAlcoólico - Cocktail de VinhoAlcoólico - Cocktail don quixoteAlcoólico - Cocktail Marta RochaAlcoólico - Cocktail NatalinoAlcoólico - Cocktail tropicalAlcoólico - Coco Ice Alcoólico - CococremeAlcoólico - Coffee Mint FrapêAlcoólico - ComodoroAlcoólico - ComodoroAlcoólico - Conhaque caféAlcoólico - Conhaque com RumAlcoólico - Continental SourAlcoólico - Continental SourAlcoólico - CoquetelAlcoólico - CoquetelAlcoólico - CoquetelAlcoólico - Coquetel ao meu gostoAlcoólico - Coquetel Arrabalero Alcoólico - Coquetel Avenida Mayo Alcoólico - Coquetel BénédictineAlcoólico - Coquetel BlueAlcoólico - Coquetel BoleroAlcoólico - Coquetel Brandy Alcoólico - Coquetel BrasileirinhoAlcoólico - Coquetel BrasileiroAlcoólico - Coquetel Café BrûlotAlcoólico - Coquetel Canadiam Alcoólico - Coquetel Cherry-BrandAlcoólico - Coquetel com chartreuse e conhaqueAlcoólico - Coquetel com hortelã e vinho madeiraAlcoólico - Coquetel com SorveteAlcoólico - Coquetel coraçãoAlcoólico - Coquetel de Abacaxi Alcoólico - Coquetel de CaféAlcoólico - Coquetel de caldo de laranjaAlcoólico - Coquetel de camarãoAlcoólico - Coquetel de cereja com champanhe "País das Maravilhas"Alcoólico - Coquetel de ChampanheAlcoólico - Coquetel de champanhe e morangosAlcoólico - Coquetel de chocolateAlcoólico - Coquetel de ConhaqueAlcoólico - Coquetel de frutasAlcoólico - Coquetel de GimAlcoólico - Coquetel de GinAlcoólico - Coquetel de GroselhaAlcoólico - Coquetel de KaroAlcoólico - Coquetel de LaranjaAlcoólico - Coquetel de Leite CondensadoAlcoólico - Coquetel de Licor de CaféAlcoólico - Coquetel de limãoAlcoólico - Coquetel de MaçãAlcoólico - Coquetel de maracujáAlcoólico - Coquetel de morangoAlcoólico - Coquetel de morangosAlcoólico - Coquetel de morangosAlcoólico - Coquetel de RumAlcoólico - Coquetel de Rum e GroselhaAlcoólico - Coquetel de uisqueAlcoólico - Coquetel de UísqueAlcoólico - Coquetel de VermuteAlcoólico - Coquetel de vodca e laranjaAlcoólico - Coquetel DeliciosoAlcoólico - Coquetel do meu gostoAlcoólico - Coquetel DouradoAlcoólico - Coquetel EscocêsAlcoólico - Coquetel EspanholAlcoólico - Coquetel EspecialAlcoólico - Coquetel FrançaisAlcoólico - Coquetel GranfinoAlcoólico - Coquetel IndianoAlcoólico - Coquetel IrlandêsAlcoólico - Coquetel ItalianoAlcoólico - Coquetel MexicanoAlcoólico - Coquetel MistoAlcoólico - Coquetel MorritosAlcoólico - Coquetel OrientalAlcoólico - Coquetel PerfeiçãoAlcoólico - Coquetel refrescanteAlcoólico - Coquetel RosadoAlcoólico - Coquetel RussoAlcoólico - Coquetel São PauloAlcoólico - Coquetel SicilianoAlcoólico - Coquetel SuperiorAlcoólico - Coquetel SurprêsaAlcoólico - Coquetel tropicalAlcoólico - Coquetel TropicalAlcoólico - Coquetel TwistAlcoólico - Coquetel vermelhoAlcoólico - CoraçõesAlcoólico - CoroaçãoAlcoólico - Corpse ReviverAlcoólico - CowboyAlcoólico - CowboyAlcoólico - Cream Côco com Tequila e Licor de ervas Alcoólico - CreolaAlcoólico - CrioulaAlcoólico - Cuba libreAlcoólico - Cuba libre Alcoólico - Cuba-LibreAlcoólico - Cuba-libreAlcoólico - Cuba-LibreAlcoólico - Cup de Conhaque e CuraçauAlcoólico - Cup de Vinho BrancoAlcoólico - Cup de Vinho e FrutasAlcoólico - Cup de Vinho GregoAlcoólico - DaiquiriAlcoólico - DaiquiriAlcoólico - Daiquiri de MaracujáAlcoólico - Daiquiri de morango Alcoólico - Daiquiri de MorangoAlcoólico - DaisyAlcoólico - Daiti new word - Short drink batidoAlcoólico - Daiti tropical - Long DrinkAlcoólico - Dama da NoiteAlcoólico - DecepçãoAlcoólico - Demaria Alcoólico - Despedida de SolteiroAlcoólico - Dini MixAlcoólico - Doce ilusãoAlcoólico - Drink carioquinhaAlcoólico - Drink CosmopolitanAlcoólico - Drink de bananaAlcoólico - Drink de groselhaAlcoólico - Drink de verãoAlcoólico - Drink de vinhoAlcoólico - Drink dos anjosAlcoólico - Drink dos deusesAlcoólico - Drink exóticoAlcoólico - Drink FleixeirasAlcoólico - Drink kabukimidori Alcoólico - Drink margueritaAlcoólico - Drink translúcidoAlcoólico - Drinque de Rum com Abacaxi do HavaíAlcoólico - Dry MartiniAlcoólico - Dry martiniAlcoólico - DuppyAlcoólico - Egg NogAlcoólico - Egg sourAlcoólico - Egg-Nogg ao ConhaqueAlcoólico - Egg-Nogg ao CremeAlcoólico - Egg-Nogg ao RumAlcoólico - Elk's ownAlcoólico - EscorpiãoAlcoólico - EscorpiãoAlcoólico - EspanholaAlcoólico - EspanholaAlcoólico - EspanholaAlcoólico - EspanholaAlcoólico - Espumone de VinhoAlcoólico - Eva e AdãoAlcoólico - Expresso OrienteAlcoólico - Falso champanheAlcoólico - Ferramenta de poetaAlcoólico - FerrugemAlcoólico - Fizz de PêssegoAlcoólico - Flip de CaféAlcoólico - Flip de ConhaqueAlcoólico - Fogo FrioAlcoólico - Fogo InstantâneoAlcoólico - French 75Alcoólico - French '95Alcoólico - FreshAlcoólico - Fresh MintAlcoólico - FroupeAlcoólico - Frozen delightAlcoólico - FulgorAlcoólico - GauguinAlcoólico - Gelado de chocolate amarettoAlcoólico - GibsonAlcoólico - GimletAlcoólico - Gim-TônicaAlcoólico - Gin FizzAlcoólico - Gin SauerAlcoólico - Gin sourAlcoólico - Gin sourAlcoólico - Gin-TônicaAlcoólico - Golden glowAlcoólico - Grogue de RumAlcoólico - GuindasteAlcoólico - Hair of the Dog Alcoólico - Highland flingAlcoólico - HonoluluAlcoólico - Hot MokaAlcoólico - Hot TodyAlcoólico - Ice CaseiraAlcoólico - IcebergAlcoólico - Imperial fizzAlcoólico - ÍrisAlcoólico - JadeAlcoólico - Jamaica CoquetelAlcoólico - JapalacAlcoólico - John e Jack Alcoólico - JulepsAlcoólico - Kabuki MidoriAlcoólico - Kälte EnteAlcoólico - KareninaAlcoólico - KareninaAlcoólico - KingstonAlcoólico - KirAlcoólico - Kir royalAlcoólico - Kir RoyalAlcoólico - La vie en roseAlcoólico - LabirintoAlcoólico - LaddieAlcoólico - Lady´s PoncheAlcoólico - Lagoa AzulAlcoólico - Laranja espumanteAlcoólico - Leão brancoAlcoólico - Leite de camelaAlcoólico - Leite de onçaAlcoólico - Leite de onçaAlcoólico - Leite quente com whisky Alcoólico - Leite quente com whiskyAlcoólico - LençolAlcoólico - Licor amarulaAlcoólico - Licor Básico de FrutasAlcoólico - Licor CapuccinoAlcoólico - Licor caseiro de amarulaAlcoólico - Licor CristalizadoAlcoólico - Licor daiquiriAlcoólico - Licor de AbacaxiAlcoólico - Licor de AcerolaAlcoólico - Licor de AcerolaAlcoólico - Licor de acerola e maçã Alcoólico - Licor de ameixaAlcoólico - Licor de AmeixasAlcoólico - Licor de AmêndoaAlcoólico - Licor de Amora SilvestreAlcoólico - Licor de AmorasAlcoólico - Licor de AnanásAlcoólico - Licor de anisAlcoólico - Licor de AnisAlcoólico - Licor de BaunilhaAlcoólico - Licor de CacauAlcoólico - Licor de CacauAlcoólico - Licor de cacauAlcoólico - Licor de CaféAlcoólico - Licor de café com gengibre flambadoAlcoólico - Licor de café e chocolateAlcoólico - Licor de CapuccinoAlcoólico - Licor de Caroços de PêssegosAlcoólico - Licor de caroços de PêssegosAlcoólico - Licor de casca de mexericaAlcoólico - Licor de CerejasAlcoólico - Licor de CháAlcoólico - Licor de chocolateAlcoólico - Licor de chocolateAlcoólico - Licor de chocolateAlcoólico - Licor de chocolateAlcoólico - Licor de chocolate branco com nozesAlcoólico - Licor de CitrinosAlcoólico - Licor de cocoAlcoólico - Licor de CocoAlcoólico - Licor de figos Alcoólico - Licor de folha de figoAlcoólico - Licor de Folha de FigoAlcoólico - Licor de Frutas SilvestresAlcoólico - Licor de GinjaAlcoólico - Licor de HortelãAlcoólico - Licor de HortelãAlcoólico - Licor de jabuticabaAlcoólico - Licor de Jabuticaba Alcoólico - Licor de jabuticabaAlcoólico - Licor de JabuticabasAlcoólico - Licor de JenipapoAlcoólico - Licor de laranjaAlcoólico - Licor de LaranjaAlcoólico - Licor de laranjaAlcoólico - Licor de leite Alcoólico - Licor de LeiteAlcoólico - Licor de leiteAlcoólico - Licor de Leite e ChocolateAlcoólico - Licor de maçã com canela Alcoólico - Licor de MaracujáAlcoólico - Licor de mateAlcoólico - Licor de mentaAlcoólico - Licor de MilhoAlcoólico - Licor de MorangoAlcoólico - Licor de ovosAlcoólico - Licor de pequi Alcoólico - Licor de PitangaAlcoólico - Licor de tangerinaAlcoólico - Licor de UvaAlcoólico - Licor de uvaAlcoólico - Licor de VinhoAlcoólico - Licor do ConventoAlcoólico - Licor NutritivoAlcoólico - Licor sicilianoAlcoólico - Licor U.S.A.Alcoólico - LicoresAlcoólico - Limão absolutAlcoólico - Limãozinho SuaveAlcoólico - Lime-Rum SmashAlcoólico - LimeyAlcoólico - Limonada CalifórniaAlcoólico - Limonada de Vinho TintoAlcoólico - Lobby lounge martiniAlcoólico - Luar de PaquetáAlcoólico - Luar do SertãoAlcoólico - Ma ChérieAlcoólico - Mai TaiAlcoólico - Mamie TaylorAlcoólico - ManhatanAlcoólico - Manhatan SecoAlcoólico - ManhattanAlcoólico - ManhattanAlcoólico - Manhattan (seco)Alcoólico - Manhattan (suave)Alcoólico - MaracujinaAlcoólico - MaragatoAlcoólico - Marcha nupcialAlcoólico - MargaritaAlcoólico - MargueritaAlcoólico - MartíniAlcoólico - Martini de MorangoAlcoólico - Martini DoceAlcoólico - Martini DoceAlcoólico - Martini SecoAlcoólico - Martini SecoAlcoólico - MatadorAlcoólico - Meia de SedaAlcoólico - Meia de SedaAlcoólico - Meia de SedaAlcoólico - Meia de sedaAlcoólico - Meia de sêdaAlcoólico - Midori "BICE"Alcoólico - Milk Shake de VodkaAlcoólico - Milk shake especialAlcoólico - Mint JulepAlcoólico - Mint JulepAlcoólico - Mint-Rosê CupAlcoólico - Miramar Alcoólico - MississípiAlcoólico - Mix de frutasAlcoólico - MojitoAlcoólico - MojitoAlcoólico - Mojito cubanoAlcoólico - Monte CarloAlcoólico - Morangos aveludadosAlcoólico - NacionalAlcoólico - NeblinaAlcoólico - NegroniAlcoólico - NegroniAlcoólico - NevadaAlcoólico - NevinsAlcoólico - NevinsAlcoólico - Noites de LuarAlcoólico - Noites FriasAlcoólico - North American NoggAlcoólico - Nova York SourAlcoólico - NovaiorquinoAlcoólico - NovaiorquinoAlcoólico - OhioAlcoólico - Old FashionedAlcoólico - Old fashionedAlcoólico - Old FashionedAlcoólico - OlympicAlcoólico - Orange e GinAlcoólico - Orange SensationAlcoólico - PakaloloAlcoólico - PapagaioAlcoólico - ParatiAlcoólico - PáscoaAlcoólico - Pastis SplashAlcoólico - Pé sujoAlcoólico - Perna de moçaAlcoólico - Pêssego cremosoAlcoólico - Petit CoquetelAlcoólico - PicadorAlcoólico - Piña ColadaAlcoólico - Pinã de verãoAlcoólico - Pineapple FizzAlcoólico - Pinga baianaAlcoólico - Pinga ParáAlcoólico - Pink LadyAlcoólico - Pink PussycatAlcoólico - Planters PunchAlcoólico - PlatinaAlcoólico - PoncheAlcoólico - PoncheAlcoólico - PoncheAlcoólico - PoncheAlcoólico - Ponche AmericanoAlcoólico - Ponche com Agua TonicaAlcoólico - Ponche com conhaque e morangosAlcoólico - Ponche com frutasAlcoólico - Ponche com Leite de CocoAlcoólico - Ponche da CordialidadeAlcoólico - Ponche da SinhazinhaAlcoólico - Ponche de abacaxiAlcoólico - Ponche de abacaxiAlcoólico - Ponche de AbóboraAlcoólico - Ponche de CháAlcoólico - Ponche de Champagne Alcoólico - Ponche de champanha e laranjaAlcoólico - Ponche de ChampanheAlcoólico - Ponche de Coca-ColaAlcoólico - Ponche de ConhaqueAlcoólico - Ponche de FestaAlcoólico - Ponche de Frutas Tropicais Alcoólico - Ponche de LeiteAlcoólico - Ponche de Licor de UísqueAlcoólico - Ponche de MelanciaAlcoólico - Ponche de OvosAlcoólico - Ponche de RumAlcoólico - Ponche de RumAlcoólico - Ponche de sidraAlcoólico - Ponche de UísqueAlcoólico - Ponche de VermuteAlcoólico - Ponche de vinhoAlcoólico - Ponche de vinho brancoAlcoólico - Ponche de vinho e macãAlcoólico - Ponche de Vinho TintoAlcoólico - Ponche em TaçasAlcoólico - Ponche EscandinavoAlcoólico - Ponche EspecialAlcoólico - Ponche espumanteAlcoólico - Ponche espumanteAlcoólico - Ponche frioAlcoólico - Ponche GostosoAlcoólico - Ponche InglêsAlcoólico - Ponche MargotAlcoólico - Ponche MargueritaAlcoólico - Ponche MorenoAlcoólico - Ponche Paulista Alcoólico - Ponche refrescanteAlcoólico - Ponche supremo de licor de caféAlcoólico - Ponta de SetaAlcoólico - PreaknessAlcoólico - PreaknessAlcoólico - PresidenteAlcoólico - Princesa coquetelAlcoólico - Príncipe EduardoAlcoólico - Puff de Rum e AbacaxiAlcoólico - PunjabAlcoólico - PunjabAlcoólico - QuentãoAlcoólico - QuentãoAlcoólico - QuentãoAlcoólico - QuentãoAlcoólico - QuentãoAlcoólico - Quentão com Mel e Licor Alcoólico - Quentão de morangoAlcoólico - Quentão do sulAlcoólico - Quentão paulistaAlcoólico - Raspadinha de liquidificadorAlcoólico - Refresco de MelanciaAlcoólico - Refresco de MorangosAlcoólico - Refresco de TamarindoAlcoólico - Refresco de Uísque Com Agua de CocoAlcoólico - RitzAlcoólico - RitzAlcoólico - Ritz FitzAlcoólico - Rosa PúrpuraAlcoólico - Round TableAlcoólico - Rum com cravo e canelaAlcoólico - Rum FixAlcoólico - Rum GibsonAlcoólico - Rum SourAlcoólico - Rum-Champagne RickeyAlcoólico - SaguenayAlcoólico - San JuanAlcoólico - Sangaree de Pêssego e DamascoAlcoólico - SangriaAlcoólico - SangriaAlcoólico - SangriaAlcoólico - SangriaAlcoólico - SangriaAlcoólico - Sangria cubanaAlcoólico - Sangria cubanaAlcoólico - Sangria de ChampanheAlcoólico - Sangria de laranjaAlcoólico - Sangria de morangosAlcoólico - Sangria de morangosAlcoólico - Sangria de Morangos com LaranjaAlcoólico - Sangria de Vinho do PortoAlcoólico - Sangria TradicionalAlcoólico - SazeracAlcoólico - SazeracAlcoólico - Scaffa de CaféAlcoólico - Scotch DaisyAlcoólico - Scotch SmashAlcoólico - Scotch SmashAlcoólico - Scotch SourAlcoólico - ScrewdriverAlcoólico - SeabreezeAlcoólico - SevilhaAlcoólico - Sex on the Beach Alcoólico - Sex on the beachAlcoólico - ShamrockAlcoólico - ShamrockAlcoólico - Shandy GaffAlcoólico - Sherry FlipAlcoólico - Side CarAlcoólico - SingapuraAlcoólico - SingapuraAlcoólico - Soda CoquetelAlcoólico - Sonho de amorAlcoólico - Sonho dos anjinhosAlcoólico - SonoraAlcoólico - Sour GrapesAlcoólico - Southern GingerAlcoólico - Southern GingerAlcoólico - Stone SourAlcoólico - Stone SourAlcoólico - StrawberryAlcoólico - Suco de TangerinaAlcoólico - Suffering BastardAlcoólico - SugusAlcoólico - SunstrokeAlcoólico - SunstrokeAlcoólico - Suor de VirgemAlcoólico - SwingAlcoólico - Swizzle de Mamão e RumAlcoólico - Sydney 2000Alcoólico - TabajaraAlcoólico - Tangerina vermelha Alcoólico - TemptationAlcoólico - TemptationAlcoólico - TentaçãoAlcoólico - Tequila Alcoólico - Tequila SourAlcoólico - Tequila sunriseAlcoólico - Tequila SunriseAlcoólico - Tequila SunriseAlcoólico - Ternura CoquetelAlcoólico - Tinto de veranoAlcoólico - Tô FracoAlcoólico - Todo tortoAlcoólico - Tom & JerryAlcoólico - Tom BoyAlcoólico - Tom CollinsAlcoólico - Tom CollinsAlcoólico - Tom CollinsAlcoólico - TropicalAlcoólico - TurquetaAlcoólico - Uísque com BénédictineAlcoólico - Uísque com GroselhaAlcoólico - Uísque com sodaAlcoólico - Uísque com VermuteAlcoólico - Uísque especialAlcoólico - Uísque mentaAlcoólico - Uisque SourAlcoólico - Uísque sourAlcoólico - Vaca Preta QuenteAlcoólico - Vereda TropicalAlcoólico - Vermute CassisAlcoólico - Vinho de jabuticabaAlcoólico - Vinho quenteAlcoólico - Vinho quenteAlcoólico - Vinho quenteAlcoólico - Vinho QuenteAlcoólico - Violeta FizzAlcoólico - Viúva AlegreAlcoólico - Vodca com CervejaAlcoólico - Vodca com RumAlcoólico - Vodca Grand Marnier Alcoólico - Vodca MartiniAlcoólico - Vodka com CervejaAlcoólico - Vodka Gran MarnierAlcoólico - VulcãoAlcoólico - VulcãoAlcoólico - WembleyAlcoólico - Whisky SourAlcoólico - Xixi de AnjoAlcoólico - Xixi de anjoAlcoólico - Xixi de anjoAlcoólico - Xodó da vovóAlcoólico - Zabaione com conhaqueAlcoólico - ZombieAlcoólico - Zoom de RumAlcoólico - Zoom Marguerita

Alcoólico - Zum Zum


300 Receitas - Bebidas Não Alcoólicas

Não Alcoólico - Abacaxi de Noiva

Não Alcoólico - Água de coco com suco de caju

Não Alcoólico - Amarula caseira

Não Alcoólico - AzedinhoNão Alcoólico - Banana PowerNão Alcoólico - Batida de Abacaxi com HortelãNão Alcoólico - Batida de Beterraba com MelNão Alcoólico - Batida de Cerveja sem alcoólNão Alcoólico - Batida de chocolateNão Alcoólico - Batida de GraviolaNão Alcoólico - Batida de iogurte com açaí e granolaNão Alcoólico - Batida de leite com carambolaNão Alcoólico - Batida de morangoNão Alcoólico - Batida de morangoNão Alcoólico - Batida de nozesNão Alcoólico - Batidinha de FrutasNão Alcoólico - Bavarois em taçasNão Alcoólico - Bebida de gelatinaNão Alcoólico - Borbulha de morangoNão Alcoólico - Brasília PoncheNão Alcoólico - Café com chantillyNão Alcoólico - Café de invernoNão Alcoólico - Café Super CremosoNão Alcoólico - Café VienenseNão Alcoólico - Café VienenseNão Alcoólico - CappucinoNão Alcoólico - CapuccinoNão Alcoólico - CapuccinoNão Alcoólico - CapuccinoNão Alcoólico - Capuccino caseiroNão Alcoólico - Capuccino dietNão Alcoólico - Capuccino GeladoNão Alcoólico - Chá de verãoNão Alcoólico - Chá especialNão Alcoólico - Chá geladoNão Alcoólico - Chá gelado de erva-cidreira e hortelã Não Alcoólico - Chocolate branco com canelaNão Alcoólico - Chocolate quenteNão Alcoólico - Chocolate quenteNão Alcoólico - Chocolate QuenteNão Alcoólico - Chocolate quente especialNão Alcoólico - Cocktail Babydoll Não Alcoólico - Cocktail BrasilNão Alcoólico - Cocktail de ameixaNão Alcoólico - Cocktail de DamascoNão Alcoólico - Cocktail de MamãoNão Alcoólico - Cocktail tropical Não Alcoólico - Coffee shakeNão Alcoólico - Coquetel ColadoNão Alcoólico - Coquetel de abacatesNão Alcoólico - Coquetel de abacaxiNão Alcoólico - Coquetel de ameixaNão Alcoólico - Coquetel de amorasNão Alcoólico - Coquetel de bananasNão Alcoólico - Coquetel de CajúNão Alcoólico - Coquetel de frutasNão Alcoólico - Coquetel de frutasNão Alcoólico - Coquetel de frutasNão Alcoólico - Coquetel de frutasNão Alcoólico - Coquetel de FrutasNão Alcoólico - Coquetel de frutasNão Alcoólico - Coquetel de laranja e abacaxiNão Alcoólico - Coquetel de limãoNão Alcoólico - Coquetel de maçãNão Alcoólico - Coquetel de MaçãsNão Alcoólico - Coquetel de Maracujá e Abacaxi Não Alcoólico - Coquetel de melanciaNão Alcoólico - Coquetel de MiscelaneNão Alcoólico - Coquetel de morangosNão Alcoólico - Coquetel de pêraNão Alcoólico - Coquetel de PêssegoNão Alcoólico - Coquetel de suco de frutasNão Alcoólico - Coquetel de tangerinaNão Alcoólico - Coquetel de tomateNão Alcoólico - Coquetel de tomate lightNão Alcoólico - Coquetel de vitaminasNão Alcoólico - Coquetel do irmãoNão Alcoólico - Coquetel dos deusesNão Alcoólico - Coquetel juvenilNão Alcoólico - Coquetel meu amorNão Alcoólico - Coquetel MineiroNão Alcoólico - Coquetel MulheresNão Alcoólico - Coquetel Sonho de ValsaNão Alcoólico - Coquetel tropicalNão Alcoólico - Coquetel tropicalNão Alcoólico - Coquetel violetaNão Alcoólico - Drink de AmeixaNão Alcoólico - Drink de Coco Não Alcoólico - EleganteNão Alcoólico - Energia atômicaNão Alcoólico - Espuma de limãoNão Alcoólico - Fanta caseiraNão Alcoólico - Framboesa com GroselhaNão Alcoólico - Frapê de AçaíNão Alcoólico - Frapê de bananaNão Alcoólico - Frapê de chocolateNão Alcoólico - Frapê de cocoNão Alcoólico - Frapê de cocoNão Alcoólico - Frapê de coco deliciosoNão Alcoólico - Frapê de goiabaNão Alcoólico - Frapê de GraviolaNão Alcoólico - Frapê de iogurte e frutasNão Alcoólico - Frapê de morangoNão Alcoólico - Frappé de frutas engarrafadasNão Alcoólico - GeladoNão Alcoólico - Gelado de abacaxiNão Alcoólico - Gelado de LimãoNão Alcoólico - Gelata de Limão com Iogurte Não Alcoólico - GemadaNão Alcoólico - Ice cream sodaNão Alcoólico - Ice cream soda (sorvete com club soda)Não Alcoólico - Iogurte batido com maracujá lightNão Alcoólico - Laranja espumante Não Alcoólico - Laranjada-limonadaNão Alcoólico - Leite batido NapolitanoNão Alcoólico - Leite com Nescau meio amargoNão Alcoólico - Limonada rapidaNão Alcoólico - Limonada SuiçaNão Alcoólico - Limonada suíçaNão Alcoólico - Limonada SúiçaNão Alcoólico - Maçã com CanelaNão Alcoólico - Mate com maracujáNão Alcoólico - Mate EspecialNão Alcoólico - MazagranNão Alcoólico - Milk shake com ovomaltineNão Alcoólico - Milk shake com ovomaltineNão Alcoólico - Milk shake de acerolaNão Alcoólico - Milk shake de baunilhaNão Alcoólico - Milk shake de baunilhaNão Alcoólico - Milk Shake de ChocolateNão Alcoólico - Milk shake de creme com amendoim Não Alcoólico - Milk Shake de MaracujáNão Alcoólico - Milk Shake de MorangoNão Alcoólico - Milk Shake de Morango com IogurteNão Alcoólico - MilkshakeNão Alcoólico - Milk-Shake de Banana e AveiaNão Alcoólico - Milk-shake de chocolate Não Alcoólico - Mistura deliciosaNão Alcoólico - Néctar de Pêssego e MelãoNão Alcoólico - PanacotaNão Alcoólico - Pêssego geladoNão Alcoólico - Pink lemonade Não Alcoólico - Plantation lemonadeNão Alcoólico - PoncheNão Alcoólico - Ponche de bananaNão Alcoólico - Ponche de GuaranáNão Alcoólico - Ponche de suco de frutas Não Alcoólico - Ponche GulosoNão Alcoólico - Ponche InfantilNão Alcoólico - Ponche SupimpaNão Alcoólico - Prairie oysterNão Alcoólico - Punch de AbacaxiNão Alcoólico - Quentão lightNão Alcoólico - Quentão sem Álcool Não Alcoólico - Raspadinha de abacaxiNão Alcoólico - Raspadinha de hortelãNão Alcoólico - Raspadinha de laranjaNão Alcoólico - Raspadinha de limãoNão Alcoólico - Raspadinha de melanciaNão Alcoólico - Raspadinha de morangoNão Alcoólico - Raspadinha de uvaNão Alcoólico - Refresco de abacaxiNão Alcoólico - Refresco de abacaxi e maçãNão Alcoólico - Refresco de abacaxi e sorveteNão Alcoólico - Refresco de ameixa-pretaNão Alcoólico - Refresco de bananaNão Alcoólico - Refresco de banana e leiteNão Alcoólico - Refresco de banana e leiteNão Alcoólico - Refresco de banana e leiteNão Alcoólico - Refresco de Chá Preto Não Alcoólico - Refresco de chocolate e caféNão Alcoólico - Refresco de cocoNão Alcoólico - Refresco de coco com bananaNão Alcoólico - Refresco de laranjaNão Alcoólico - Refresco de LaranjaNão Alcoólico - Refresco de laranja com sumoNão Alcoólico - Refresco de laranja e limãoNão Alcoólico - Refresco de MaçãNão Alcoólico - Refresco de melNão Alcoólico - Refresco de MorangoNão Alcoólico - Refresco de morangoNão Alcoólico - Refresco de morangoNão Alcoólico - Refresco de pêssegoNão Alcoólico - Refresco de suco de uvasNão Alcoólico - Refresco de tomateNão Alcoólico - Refresco de uvaNão Alcoólico - Refresco de Uva, Banana e LeiteNão Alcoólico - Refresco tropicalNão Alcoólico - Refrigerante Laranja CaseiroNão Alcoólico - SangriaNão Alcoólico - Sangria não-alcoólicaNão Alcoólico - Soda Egg-NoggNão Alcoólico - SubmarinoNão Alcoólico - SubmarinoNão Alcoólico - Suco cítrico com agrião e germe de trigoNão Alcoólico - Suco cítrico com agrião e germe de trigoNão Alcoólico - Suco de abacaxiNão Alcoólico - Suco de abacaxi com hortelãNão Alcoólico - Suco de abacaxi com leite de cocoNão Alcoólico - Suco de abacaxi e kiwiNão Alcoólico - Suco de açaíNão Alcoólico - Suco de AlfaceNão Alcoólico - Suco de AmorasNão Alcoólico - Suco de Caju Não Alcoólico - Suco de carambola com abacaxi Não Alcoólico - Suco de casca de abacaxiNão Alcoólico - Suco de casca de abacaxi Não Alcoólico - Suco de casca de abacaxi com hortelãNão Alcoólico - Suco de casca de limaNão Alcoólico - Suco de casca de manga Não Alcoólico - Suco de casca de mangaNão Alcoólico - Suco de cenoura e beterraba com folhas Não Alcoólico - Suco de cenoura, maçã, gengibre e salsinha Não Alcoólico - Suco de couve com limãoNão Alcoólico - Suco de Erva-doce com Beterraba e MaçãNão Alcoólico - Suco de espinafreNão Alcoólico - Suco de figoNão Alcoólico - Suco de goiabaNão Alcoólico - Suco de Goiaba com Casca Não Alcoólico - Suco de Goiaba e IogurteNão Alcoólico - Suco de laranja agrião e maçã Não Alcoólico - Suco de laranja brancoNão Alcoólico - Suco de Laranja com AcerolaNão Alcoólico - Suco de laranja com beterrabaNão Alcoólico - Suco de laranja com broto de repolhoNão Alcoólico - Suco de laranja com cenouraNão Alcoólico - Suco de laranja com sorveteNão Alcoólico - Suco de laranja cremosoNão Alcoólico - Suco de laranja, beterraba e cenouraNão Alcoólico - Suco de laranja, mamão e acerolaNão Alcoólico - Suco de laranja, morango e lima Não Alcoólico - Suco de limãoNão Alcoólico - Suco de limão com folhas de acerola Não Alcoólico - Suco de limão com folhas de pitanga Não Alcoólico - Suco de maçã e kiwi Não Alcoólico - Suco de mamãoNão Alcoólico - Suco de mandiocaNão Alcoólico - Suco de mangaNão Alcoólico - Suco de manga com limãoNão Alcoólico - Suco de manga e maracujáNão Alcoólico - Suco de manga verdeNão Alcoólico - Suco de melancia com gengibre Não Alcoólico - Suco de melãoNão Alcoólico - Suco de melão com casca Não Alcoólico - Suco de melão e goiaba Não Alcoólico - Suco de milho verdeNão Alcoólico - Suco de morango ao leite Não Alcoólico - Suco de pêra, morango e tangerinaNão Alcoólico - Suco de pêssegoNão Alcoólico - Suco de pêssego com iogurteNão Alcoólico - Suco de tamarindoNão Alcoólico - Suco de tamarindoNão Alcoólico - Suco de tangerina com uvaNão Alcoólico - Suco de tangerina, abacaxi e uvaNão Alcoólico - Suco de tomate naturalNão Alcoólico - Suco de uvaNão Alcoólico - Suco de uvaNão Alcoólico - Suco de Uva Concentrando CaseiroNão Alcoólico - Suco de uva especialNão Alcoólico - Suco de uvas com morangosNão Alcoólico - Suco de vegetais light Não Alcoólico - Suco de verãoNão Alcoólico - Suco de verãoNão Alcoólico - Suco de verãoNão Alcoólico - Suco freshNão Alcoólico - Suco NutritivoNão Alcoólico - Suco tentaçãoNão Alcoólico - Suco TropicalNão Alcoólico - Suco VerãoNão Alcoólico - Super Gelado de AbacaxiNão Alcoólico - Vaca PretaNão Alcoólico - Vitamina Cremosa de ChocolateNão Alcoólico - Vitamina de AbacateNão Alcoólico - Vitamina de Abacate com LimãoNão Alcoólico - Vitamina de ameixa seca com aveiaNão Alcoólico - Vitamina de bananaNão Alcoólico - Vitamina de BananaNão Alcoólico - Vitamina de bananaNão Alcoólico - Vitamina de BananaNão Alcoólico - Vitamina de banana e laranjaNão Alcoólico - Vitamina de Beterraba com Sorvete Não Alcoólico - Vitamina de Coco com MorangoNão Alcoólico - Vitamina de coco e beterrabaNão Alcoólico - Vitamina de Frutillas Não Alcoólico - Vitamina de laranja e ameixa frescaNão Alcoólico - Vitamina de Leite Condensado e Maçã Não Alcoólico - Vitamina de Maçã, Laranja e Salsa Não Alcoólico - Vitamina de mamãoNão Alcoólico - Vitamina de mamãoNão Alcoólico - Vitamina de maracujáNão Alcoólico - Vitamina de MorangoNão Alcoólico - Vitamina light de mamão e peraNão Alcoólico - Vitamina nutritivaNão Alcoólico - Vitamina verãoNão Alcoólico - Vitamina vermelhaNão Alcoólico - Xarope de AmorasNão Alcoólico - Xarope de LaranjaNão Alcoólico - Xarope de LimonadaNão Alcoólico - Xarope de TamarindoNão Alcoólico - Yogurt Fizz